Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2927)
B
(2636)
C
(3941)
D
(2799)
E
(1442)
F
(1432)
G
(2023)
H
(1547)
I
(792)
J
(2125)
K
(1287)
L
(1874)
M
(3746)
N
(1039)
O
(750)
P
(2517)
Q
(185)
R
(2203)
S
(3927)
T
(2645)
U
(305)
V
(916)
W
(512)
X
(281)
Y
(253)
Z
(607)
Fantasma Mulher
Nome:
Julie Walker
Nome original:
Girl Phantom
Licenciador:
King Features Syndicate
Criado por:
Lee Falk
,
Wilson McCoy
Lista de revistas com participação de Fantasma Mulher
Também chamada de “Mulher-Fantasma” no Brasil, é uma curiosa personagem das HQs do “Fantasma” de Lee Falk. Como a maioria sabe, o famoso herói mascarado é o 21º de uma dinastia que secretamente luta contra malfeitores desde a época de Colombo, sempre usando o mesmo uniforme (dando a ilusão de que se trata do mesmo homem). A Mulher-Fantasma, por sua vez, é a irmã do 17º “Espírito que Anda” da linhagem (*). Ela substituiu temporariamente o irmão gêmeo, que teve o azar de ser seriamente ferido em sua primeira missão como Fantasma.
Essa Fantasma Mulher (também chamada no original americano de “Girl Phantom” ou “The Female Phantom”) apareceu pela primeira vez em um episódio das páginas dominicais coloridas, em 1952, desenhadas por Wilson McCoy. A trama começa no presente, na Floresta Negra africana, com a curiosa Diana Palmer (a namorada do herói) explorando o quartel-general do amado, a misteriosa Caverna da Caveira. A bela morena acaba encontrando um uniforme igual ao dele, só que confeccionado para uma mulher. É então que o Fantasma conta a ela a origem da Mulher-Fantasma: quando o 17° Fantasma ficou fora de combate naquele mesmo local, se recuperando de ferimentos, sua irmã gêmea, Julie (ou “Júlia”, na versão editora Globo), fez questão que a justiça na selva continuasse a reinar enquanto o irmão estivesse fora de combate. Usando um uniforme semelhante ao dele, a corajosa moça sai em patrulha, sempre tomando cuidado para ser vista de longe, afugentando assim os malfeitores, que a confundem com o verdadeiro cruzado das selvas. Porém, uma quadrilha descobre seu segredo e arma uma armadilha para que ela leve aos tesouros da Caverna...
Na segunda metade dos anos 60, a personagem foi reaproveitada em novas aventuras, desta vez publicadas no gibi “The Phantom” da King Comics, editado por Bill Harris. As novas histórias eram produzidas por Pat Fortunato (roteiro) e Bill Lignante (desenhos), este último um ex-desenhista das páginas dominicais de Lee Falk. Nesse gibi aparece Fúria, o gato selvagem de estimação da Fantasma Mulher. Fúria está para ela como Capeto está para o Fantasma. Com o fim da linha desses gibis sessentistas, a personagem foi esquecida, mas sempre é lembrada com nostalgia pelos leitores veteranos da RGE.
- Antônio Luiz Ribeiro
Notas e fontes
(*) http://www.schapter.org/wiki/Julie
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 05/02/2008 16:14:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*