Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Fantasma (3º)



Nome: Christopher "Kit" Walker
Nome original: The Third Phantom
Licenciador: King Features Syndicate
Criado por: Lee Falk

Lista de revistas com participação de Fantasma (3º)

(acima, o herói em tira recente)

Personagem das HQs do "Fantasma" de Lee Falk. Trata-se daquele antepassado do famoso herói que quase acabou com a tradição da família de justiceiros, preferindo seguir carreira de ator.

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA:

De acordo com as HQs “A noite das bruxas” e “Excalibur – parte 1”, (no “Fantasma” nºs. 344 e 348 respectivamente, da RGE), por volta de 1604 “o [futuro] terceiro Fantasma escapou de um monastério [onde foi enviado pelo pai para estudar] para ser ator da companhia de Shakespeare, no teatro Globe, em londres”.

O segundo Fantasma, enfurecido, viajou à Londres para tirar aquilo a limpo, pois não aceitava que seu filho seguisse uma "carreira de maricas".

NOTA: algumas histórias afirmam que isso acorreu em 1602 (como em “A princesa Pura”, em “Novo Almanaque Fantasma” nº 27, da RGE).

Ainda segundo “A noite das bruxas”, “pouco tempo depois [de decidir ser ator], Chris [Walker] recebeu uma visita: o chefe Bandar, Duran”, informando que “seu pai está morrendo! Ele não queria chamar você, mas sua mãe me pediu que viesse.” O jovem acabou trocando a carreira de ator pela tradição da família.

Dias depois, ele faz o juramento do Fantasma diante do pai moribundo, que morreria logo depois, devido aos ferimentos que adquirira durante luta contra piratas.

NOTA: de acordo com a tumba vista na história “Retorno ao templo do Éden” (“Fantasma especial” nº 1, da Mythos, pág. 37), o segundo Fantasma morreu em 1604. Mas como as datas escritas nessas tumbas são imprecisas e "chutadas", o bom senso indica a data de 1606 para a morte do segundo Fantasma.

AVENTURAS:

O terceiro Fantasma entrou em ação por volta de 1606 (*) (“A noite das bruxas”, onde o atual vingador da dinastia diz que o terceiro entrou em ação “há mais de 370 anos”, ou seja, antes de 1611). Segundo o atual Fantasma, “o ator que havia dentro dele nunca morreu. Melhor do que ninguém, usava sua arte para iludir piratas e malfeitores. Afinal, estudara com o próprio Shakespeare”.

CASAMENTO:

O terceiro casou-se com uma sobrinha de Shakespeare chamada Rosemund (“Rosamunda”, em algumas versões brazucas). Este episódio é mencionado nas dominicais de 1971,1978/9 onde Diana diz: “Rosemund, sobrinha de Shakespeare, casou-se com o terceiro Fantasma”. Mas segundo as dominicais de 1984, ele casou em 1616 com a princesa Pura (filha de um marajá indiano, o Grande do sultão Mamoud Ben Al'lina, de quem ganhou a taça de diamantes de Alexandre)*.
*“Novo Almanaque Fantasma” nº 27, da RGE.

Por volta de 1612, o terceiro Fantasma liquidou o líder dos piratas Scorpia e desbaratou a organização. (“The Scorpia”, diárias de 1957-58 [no Brasil, no “Fantasma” nº 25, da editora Saber, com o título “A origem de Scorpia”, e em outras revistas], e novela [http://www.fantasticfiction.co.uk/f/lee-falk/phantom-and-scorpia-menace.htm ]).

Na continuidade das histórias, é raro algum Fantasma querer quebrar a tradição familiar, mas isso quase aconteceu pelo menos duas vezes. A primeira com este terceiro Fantasma e a segundo com o atual: em uma de suas primeiras aventuras, ele diz a Diana Palmer que quer largar sua missão para viver com ela nos Estados Unidos.

- Antônio Luiz Ribeiro


Fontes e notas —
(*) por alguma razão, o almanaque ("annual") de 2007 da editora Moonstone diz que o 3º Fantasma estava ativo em outubro de 1667 (episódio "Os cinco dias do dragão").


Fantasma (3º)



Relate algum problema encontrado nesse personagem