Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Ezequias



Nome original: Hazaki
Licenciador: Personagem Real
País de origem: Israel


Lista de revistas com participação de Ezequias

Ezequias, também chamado de Hezequias, foi o 13º Rei de Judá, cujo reino durou 29 anos (726–697 a.C.) a partir 715 a.C. (anteriormente, reinou em conjunto com o pai, de 729 a.C. a 715 a.C.). No exato primeiro dia do seu reinado, reparou as portas e purificou a Casa/Templo de Yauh. Reintegrou os sacerdotes e levitas ao seu ministério e restaurou a celebração da Páscoa (II Crônicas 29:3 e 30:5). Também combateu a idolatria em Judá ao proibir o culto aos deuses pagãos e determinar que fosse destruída a serpente de bronze construída na época de Moisés, porque mais uma vez o povo adorava esse ídolo. De acordo com a Bíblia, Ezequias, ao ser confrontado pelo grande Rei da Assíria, Senaqueribe, orou a Deus e foi salvo do cerco de Jerusalém (por volta do ano 701 a.C.), através de um anjo enviado por Deus, o qual teria exterminado 185 mil soldados assírios durante a noite.

Também no contexto do cerco, ordenou a construção do Túnel de Ezequias, a fim de desviar o curso da água de fora das muralhas de Jerusalém para dentro da mesma e assim impedir que as tropas de Senaqueribe tivessem acesso. De acordo com a Bíblia, após a expulsão dos assírios, Ezequias experimentou um novo milagre. Gravemente adoecido – acometido do que a Bíblia chama de úlcera (alguns acreditam tratar-se de um câncer) –, o profeta Isaías veio lhe dizer que iria morrer. Inconformado, Ezequias pôs-se a orar e Isaías retorna com a mensagem de Deus de que haveria um acréscimo de mais 15 anos à vida dele.

Como prova do cumprimento dessa palavra, Deus deu um sinal a Ezequias: atrasou dez graus a sombra do relógio solar construído por Acaz. Totalmente recuperado, cometeu um sério equívoco ao mostrar seus tesouros aos mensageiros de Merodaque-Baladã II, Rei da Babilônia. Por causa disso, foi advertido pelo profeta Isaías, o qual previa o futuro cativeiro dos judeus, o que ocorreu em uma invasão de Nabucodonosor II ao reinado de Zedequias. Ezequias morreu em 696 a.C., mas seu filho, Manassés [708 a.C. - 642 a.C.], assumiu o reino aos 12 anos. Ele permitiu a idolatria em Jerusalém, o que fez Judá cair em pedaços.


FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ezequias

Ezequias



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Márcio dos Santos
  • Adicionado por
    Márcio dos Santos
    em 16/02/2019 06:21:00
    Editado por Fabio Garcez