Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Etta Place



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Etta Place

Etta Place foi companheira de Butch Cassidy e de Sundance Kid, dois notórios fora-da-lei do Velho Oeste. O trio fazia parte da gangue conhecida como “O Bando Selvagem de Butch Cassidy” (“Butch Cassidy Wild Bunch”). Pouco se sabe sobre a origem de Etta Place. De acordo com uma descrição da Agência de Detetives Pinkerton, datada de 1906, Etta Place tinha boa aparência, cabelos castanhos, idade entre 27 ou 28 anos, media entre 1,63cm, 1,65cm de altura, pesava aproximadamente 50 ou 52 kg. Seu nascimento pode ter sido por volta de 1877 ou 1978. “Place” era o sobrenome de solteira da mãe de Sundance Kid (aliás Harry Alonzo Longabaugh) e ela está registrada em várias fontes como Srª. Harry Longabaugh ou Srª. Harry A. Place. No único caso em que se sabe que ela assinou seu nome, ela o fez como “Srª. Ethel Place”.

Seu nome pode ter se tornado "Etta" depois que ela se mudou para a América do Sul, onde falantes de espanhol tinham problemas para pronunciar “Ethel”. Aqueles que conheceram Place afirmaram que a primeira coisa que notaram sobre ela foi sua beleza, seu lindo sorriso e sua cordialidade, refinada na fala e nos modos, além de uma excelente atiradora com um rifle. Acredita-se que ela tenha sido casada com um professor, e ao menos uma pessoa afirmou que ela própria era uma professora, a qual abandonou o marido e os dois filhos para ficar com Sundance. Também foi especulado que ela conheceu a gangue enquanto trabalhava como prostituta e era originalmente amante de Butch Cassidy (na verdade, Robert LeRoy Parker), e se envolveu com Sundance mais tarde, mas nenhuma evidência direta disso foi encontrada.

Ela pode ter conhecido a dupla de bandidos no bordel de Madame Fannie Porter, em San Antonio, o qual era frequentado por membros do “Bando Selvagem”. Um debate considerável ainda permanece quando o relacionamento de Place com Sundance Kid terminou. Algumas afirmações indicam que Place terminou com ele e voltou da América do Sul para os EUA antes de sua morte. Em 1907, ela já morava em San Francisco, mas depois disso desapareceu sem deixar vestígios. Em 1909, uma mulher que correspondia à descrição de Place pediu a Frank Aller, vice-cônsul dos Estados Unidos em Antofagasta, Chile, auxílio a fim de obter uma certidão de óbito para Longabaugh. Esse certificado não foi emitido e a identidade da mulher nunca foi confirmada. O escritor Richard Llewellyn afirmou que, enquanto estava na Argentina, ele encontrou indícios de que Place havia se mudado para o Paraguai após a morte de Longabaugh, e que havia se casado com um homem rico.

Além disso, surgiram rumores de que Etta Place era, na verdade, Edith Mae, esposa do famoso promotor de boxe Tex Rickard, o qual se aposentou em um rancho no Paraguai logo após promover a famosa luta entre Jack Johnson e Jim Jeffries, em 1910. Há também um relatório da Pinkerton o qual afirma que uma mulher com descrição correspondente a de Place foi morta em um tiroteio resultante de uma disputa doméstica com um homem chamado Mateo Gebhart, em Chubut, Argentina, em março de 1922; outro, relata que ela cometeu suicídio em 1924, na Argentina; e ainda outro afirma que ela morreu de causas naturais, em 1966. A verdade, portanto, permanece nebulosa.

Na imagem: Etta Place ao lado de Harry Alonzo Longabaugh, também conhecido como Sundance Kid.

REPRESENTAÇÕES NA MÍDIA

• No filme “Butch Cassidy” (1969), Etta Place é retratada como uma professora pela atriz Katharine Ross.

• No telefilme “Mrs. Sundance” (1974) Elizabeth Montgomery interpretou Etta Place em um roteiro altamente ficcional.

• Katharine Ross reprisou o papel como Etta Place em “Wanted: The Sundance Woman” (1976), telefilme com direção de Lee Philips.

• O filme para a TV “The Gambler V: Playing for Keeps” (1994), trouxe Mariska Hargitay como Etta.

• Em “The Legend of Butch & Sundance” (2004), feito para TV, foi a vez de Rachelle Lefevre retratar Etta Place.

• Dominique McElligott interpretou-a no filme “Os Implacáveis” (2011).

• Etta Place foi o personagem central de “Etta: A Novel” (2009), de Gerald Kolpan, publicado pela Ballantine Books.



FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Etta_Place

Etta Place



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 20/12/2010 05:11:00