Ofertas na Amazon!


Erlon Chaves



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Erlon Chaves

Erlon Chaves [1933-1974] iniciou sua carreira de cantor em um programa infantil da rádio Difusora de São Paulo, quando ainda era muito menino. Foi ator-mirim no filme “Quase no céu” (1949), estrelado por Walter Avancini, Hebe Camargo, Dionísio Azevedo e Lima Duarte. Começou seus estudos de música no Conservatório Musical Carlos Gomes, onde se formou em piano em 1950. Estudou canto e harmonia, orientado pelos maestros Luís Arruda Paes, Renato de Oliveira e Rafael Pugliese. Com a versão do calipso “Matilda”, de Harry Belafonte, fez sucesso no final da década de 1950. Trabalhou na TV Excelsior – Canal 9, de São Paulo. Em 1965, foi para a TV Tupi – Canal 6 e para a TV Rio – Canal 13. Foi diretor musical da TV Rio, um dos responsáveis e autor do Hino do “Fic”, música de abertura do Festival Internacional da Canção de 1966.

Em 1968, acompanhou a cantora Elis Regina, a qual iria apresentar-se no Olympia, de Paris. Em 1970, durante o V Fic, transmitido pela TV Globo, regeu um coral de 40 vozes, o qual, posteriormente, passou a chamar-se Banda Veneno. Cantou “Eu também quero mocotó”, canção que fazia sucesso. Foi acusado de assédio moral pela ditadura militar após uma cena em que é beijado por diversas loiras em apresentação na etapa internacional. Nesse festival, estava presente o então presidente da república, General Emílio Garrastazu Médici.

A imagem do povo brasileiro feliz seria veiculada para o mundo, em cores, para a Europa e os EUA. A ditadura militar queria manter a música e o espetáculo deste festival em prol da (falsa) imagem a qual deveria ser painel para o mundo. Nesta época, Erlon Chaves namorava Vera Fischer, Miss Brasil de 1969. O artista morreu na noite de 14 de novembro de 1974, após sofrer um infarto fulminante em sua loja de discos, no bairro do Flamengo, no Rio. De acordo com nota da Folha de S. Paulo, em sua edição do dia seguinte, o maestro tinha se emocionado bastante no dia anterior, ao visitar o colega e cantor Wilson Simonal [1938-2000], o qual estava preso na ocasião.

Na imagem: Erlon Chaves no traço do artista Flávio Colin [1930-2002], em 1972.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89rlon_Chaves

Erlon Chaves



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 02/11/2008 11:36:00