Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Erik Killmonger



Nome: N'jadaka Killmonger
Nome original: N'jadaka
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Don McGregor

Lista de revistas com participação de Erik Killmonger

Erik Killmonger (também conhecido como N' Jadaka) é um supervilão fictício das histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Criado por Don McGregor e Rich Buckler, sua primeira aparição na história em quadrinhos Jungle Action #6 (Setembro de 1973). Killmonger, cujo nome de nascimento é N'Jadaka, é o inimigo do Pantera Negra.
Erik Killmonger apareceu pela primeira vez no arco "Panther's Rage" ("A Fúria do Pantera") da revista Jungle Action vol. 2, #6-8 (de setembro de 1973 a janeiro de 1974), e foi criado pelo escritor Don McGregor e pelo artista Rich Buckler.

Republicação no Brasil

A história de estreia de Erik, "O Terror Negro" (como ele ficou conhecido no Brasil) foi mostrada na revista mensal Superaventuras Marvel n.º 2 (agosto de 1982) da Editora Abril sob o título "Sangue na Selva" que fez parte do arco "A Fúria do Pantera".

Origem e background

Killmonger em 9 de Setembro de 1987 nasceu sob o nome N'Jadaka em Wakanda, cujo país era governado por T'Chaka, o Pantera Negra.
Quando Ulysses Klaw, o Garra Sônica, e seus mercenários atacaram Wakanda, eles forçaram o pai de N'Jadaka para ajudá-los a invadir o país para roubar o valioso vibranium; quando Klaw foi derrotado, o seu pai morreu e sua família foi exilada.

N'Jadaka acabou no Harlem, Nova York, nutrindo um ódio contra Ulysses e T'Chaka, o rei que o tinha exilado. Ele mudou seu nome para Erik Killmonger e estudou no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, desesperado para vingar a morte de seu pai (estoria originalmente das HQ's).

Morte

Já na América e com o nome Killmonger, desenvolveu um ódio profundo pelo Pantera Negra. Depois de um certo tempo, foi convocado pelo Rei T'Challa e repatriado de volta para Wakanda, fixando-se em uma aldeia que mais tarde mudaria seu nome para Vila N'Jadaka, em sua honra. Apesar dos esforços de T'Challa em compensá-lo, repatriando-o e dando-lhe um lugar para viver em Wakanda, Killmonger tentava frequentemente destrona-lo e acabar com o reinado dos Pantera Negra.
Ele se tornou um subversivo, uma espécie de revolucionário, com sonhos de libertar Wakanda do que ele chamou de "colonialistas brancos" com influências culturais e devolver Wakanda inteiramente a seus modos antigos. Ele então aproveitou a frequente ausência do Pantera Negra nos Estados Unidos com os Vingadores para encenar um golpe de Estado, junto com Barão Macabro. Ele foi derrotado e morto, até que o Mandarim reclamou seu corpo.

Ressurreição

Usando seus anéis, o Mandarim foi capaz de amplificar o Altar Ressurreição e restaurá-lo à vida.
Killmonger voltou para sua amante e aliada Senhora Slay. Os dois conspiraram para matar o Pantera Negra e fazer Wakanda retornar aos seus caminhos antigos.

Enquanto Tony Stark visitou Wakanda, Senhora Slay drogou James Rhodes e levou-o prisioneiro. Killmonger parecia ter matado o Pantera Negra, e culpou Rhodes e Stark, convenceram os Wakandanos que ele poderia levá-los a vingança. O Pantera Negra voltou, revelando que ele tinha falsificado a sua morte usando um LMD (Life Model Decoy - em português Modelo de Vida Chamariz, que era um robô que agia como um humano, pensava como um humano e até sentiam como os humanos).
O Pantera Negra derrotou Killmonger. O Mandarin recordou o seu anel, e Killmonger revertido para um esqueleto inanimado. Os seguidores de Killmonger ressuscitaram ele novamente e ele iria colidir com T'Challa em diversas outras ocasiões.

Wakanda

Na esteira do feiticeiro a tentativa de aquisição de Wakanda do Reverendo Achebe, com T'Challa ausente e o controle do país com seu regente Everett Ross, Killmonger tentou ganhar o controle do país através de sua economia, forçando T'Challa para detê-lo por nacionalizando todas as empresas estrangeiras em Wakanda e causar uma corrida ao mercado de ações. Os dois inimigos lutaram em um combate ritual vicioso sobre o direito de governar o país, e Killmonger finalmente foi capaz de derrotar seu inimigo e ganhar o estatuto de Pantera Negra para o seu próprio. Ele manteve o controle de Wakanda por um tempo e até mesmo uma tentativa de herdar estatuto de Vingador de T'Challa, mas quando ele sofreu o rito de ascensão necessária para cimentar a sua posição, seu corpo teve uma reação grave para a erva em forma de coração que ele foi obrigado a consumir - era venenoso para todos, menos a linhagem real. Embora teria sido conveniente para permitir que ele morrer, e ser, sem dúvida, o direito de a posição do Pantera Negra, T'Challa preservada a vida de seu rival. Killmonger acabou por sair do coma, recuperando assim a sua posição como chefe sobre Wakanda. Ele foi para Nova York e contactado Kasper Cole, um policial que aparece como o Pantera Negra para ajudá-lo com os casos, e tentou ganhar-lo como um aliado , oferecendo-lhe uma versão tamponada da erva em forma de coração do Pantera e de ajuda para encontrar o filho sequestrado de seu supervisor.

Erik Killmonger



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • fichagas
  • Adicionado por
    fichagas
    em 03/05/2008 07:21:00