Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Elfego Baca



Nome original: Elfego Baca
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Elfego Baca

Elfego Baca [1865-1945] foi pistoleiro, homem da lei, advogado e político no Novo México durante os últimos anos da fronteira americana. Em 1884, aos 19 anos, adquiriu algumas armas e tornou-se vice-xerife – não se sabe se comprou o distintivo ou se foi nomeado – no condado de Socorro, Novo México. Em outubro de 1884, na cidade de Middle San Francisco Plaza (agora Reserve, Novo México ), prendeu um cowboy bêbado chamado Charlie McCarty. Ele mostrou seu distintivo e tomou a arma de McCarty. Seus companheiros tentaram pegá-lo à força, mas Baca resistiu e abriu fogo contra eles. Como resultado, matou John Slaughter e acertou outro vaqueiro no joelho. Posteriormente, o Juiz de Paz Ted White concedeu a liberdade de McCarty e convocou Bert Hearne, da Fazenda Spur Lake, para trazer Baca de volta à Justiça sob a acusação de assassinato.

Hearne ordenou que ele saísse, mas a resposta foram tiros os quais atingiram e mataram Hearne. Supostamente, o destacamento que foi prendê-lo disparou mais de 4.000 tiros na casa, até que o prédio de adobe ficasse cheio de buracos. Incrivelmente, nenhuma das balas atingiu Baca. Conta-se que o piso da casa era ligeiramente mais baixo do que o nível do solo, o que teria ajudado Baca a escapar. Durante o cerco, Baca atirou e matou quatro de seus agressores e feriu outros oito. Após cerca de 33 horas, a batalha finalmente terminou e Baca se rendeu. Em maio de 1885, foi acusado de assassinato pela morte de John Slaughter e de Bert Hearne. Em agosto de 1885, foi absolvido após a porta da casa de Armijo ser registrada como prova. Ele tinha mais de 400 buracos de bala. O incidente ficou conhecido como tiroteio em Frisco.

Baca tornou-se oficialmente o xerife do condado de Socorro e conta-se que seu modo de agir era o seguinte: enviava uma carta a cada um dos acusados, nas quais dizia: “Tenho aqui um mandado de prisão. Por favor, entregue-se até 15 de março. Se não o fizer, saberei que pretende resistir à prisão e me sentirei justificado em atirar em você assim que o avistar”. A maioria dos infratores se entregou voluntariamente. Estudou Direito e em dezembro de 1894, foi admitido na ordem do juiz AA Freeman e ingressou brevemente no escritório de advocacia Socorro de Freeman, em fevereiro de 1895. Em abril de 1915, foi acusado de conspiração criminosa por supostamente ter sido o mentor da fuga – em novembro de 1914 – do general mexicano José Inés Salazar da prisão de Albuquerque.

Mas foi defendido com sucesso pelo advogado e político Novo mexicano Octaviano Larrazolo. Considerou candidatar-se a governador apesar de sua saúde debilitada, mas não conseguiu garantir a indicação do Partido Democrata para procurador distrital em 1944. Sobre ele, seu biógrafo escreveu: “Elfego foi e é controverso. Ele bebeu demais; falava demais... Ele tinha uma queda por mulheres selvagens. Ele costumava ser arrogante e, é claro, não mostrava nenhum escrúpulo em matar pessoas”. Em seu 75º aniversário, Baca disse ao Albuquerque Tribune que, como advogado, defendeu 30 pessoas acusadas de homicídio e que apenas uma foi para a penitenciária.


CINEMA & TV

• Em 1958, o Walt Disney Studios lançou uma minissérie de televisão em 10 capítulos intitulada “As Nove Vidas de Elfego Baca”, com Robert Loggia no papel-título. Os episódios foram posteriormente editados em um filme, de 1963, intitulado “Elfego Baca: Six Gun Law”, dirigido por Christian Nyby e novamente estrelado por Loggia no papel de Elfego Baca. Posteriormente, foi transmitido na televisão americana com o título “Elfego Baca: Advogado”.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Elfego_Baca

Elfego Baca



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 17/08/2008 18:51:00
    Editado por Fabio Garcez