Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2933)
B
(2640)
C
(3948)
D
(2801)
E
(1447)
F
(1433)
G
(2029)
H
(1550)
I
(792)
J
(2128)
K
(1288)
L
(1879)
M
(3755)
N
(1042)
O
(752)
P
(2521)
Q
(185)
R
(2208)
S
(3933)
T
(2648)
U
(305)
V
(916)
W
(513)
X
(281)
Y
(255)
Z
(608)
Efraim
Nome original:
Efráyim
Licenciador:
Personagem Real
País de origem:
Egipto
Lista de revistas com participação de Efraim
Segundo o Livro de Gênesis, Efraim foi o segundo filho de José e Asenet, uma mulher egípcia a quem o Faraó teria presenteado José como esposa. Efraim nasceu no Egito antes da chegada dos filhos de Israel vindos de Canaã. Também é uma região nas imediações da antiga Israel, possui região montanhosa chamada Samir, onde habitava Tola, homem que se levanta para livrar Israel. O pai de José, Jacó, adotou seus dois filhos: Manassés e Efraim, para que eles tivessem o mesmo direito que os próprios filhos de Jacó à sua herança. É considerado o fundador da tribo israelita de Efraim, uma das 12 tribos de Israel. Jacó teria considerado Efraim acima de seu irmão mais velho. Os filhos de Efraim eram Sutela, Bequer e Taã. O Primeiro Livro de Crônicas, todavia, alega que teria tido outros dois filhos, Ezer e Eleade, mortos por habitantes do local, os quais teriam tentado roubar seu gado e, posteriormente, outro filho, a quem deu o nome de Beria.
Dele, descende Josué, filho de Num, o qual acabou por se tornar líder das tribos israelistas durante a conquista de Canaã. De acordo com a narrativa bíblica, Jeroboão – primeiro Rei do Reino de Israel, ao norte do território – também pertencia à casa de Efraim. Devido a uma suposta falta de identidade, alguns estudiosos da Bíblia o veem como uma metáfora epônima a qual fornece uma etiologia para a ligação de sua tribo com as outras da confederação israelita. O texto da Torá argumenta que o nome Efraim – cujo significado é “dupla fertilidade” – referia-se à capacidade de José de produzir filhos, especialmente enquanto esteve no Egito (chamada pela Torá de “terra de sua aflição”). Alguns acadêmicos especulam sobre uma possível origem egípcia de seu nome. No relato bíblico, o outro filho de José é Manassés, e o próprio José é um dos dois filhos de Raquel e Jacó (o outro é Benjamim).
Estudiosos bíblicos consideram óbvio, a partir da coincidência geográfica e do tratamento que lhes é dado em trechos mais antigos, que originalmente Efraim e Manassés eram consideradas uma tribo: a Tribo de José. O Apocalipse, de João, no entanto, dá apenas a Efraim o nome tribal de José. De acordo com diversos destes estudiosos, Benjamim faria parte original desta suposta tribo única, Efraim-Manassés (“de José”). Porém, o relato bíblico em que José era seu pai acabou por se perder. Suspeita-se que a distinção entre as Tribos de José – a qual inclui Benjamim – teria se dado por seus integrantes terem sido os únicos israelitas a irem para o Egito e retornar, enquanto as principais tribos israelitas simplesmente apareceram como uma subcultura dos canaanitas, e fixados em Canaã durante todo o período.
De acordo com esse ponto de vista, a história da visita de Jacó a Labão para obter uma esposa teria se originado como uma metáfora para a migração, na qual a propriedade e a família conquistadas de Labão representariam as conquistas materiais das tribos de José quando retornaram do Egito. Para certos estudiosos dos textos, a versão javista da narrativa de Labão apenas menciona as tribos de José e Raquel, sem mencionar as outras matriarcas tribais.
FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Efraim
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Márcio dos Santos
em 16/02/2019 04:43:00
Editado por
Fabio Garcez
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*