Vertigo: Além do Limiar


Ed Koch



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Ed Koch

Edward Irving Koch, mais conhecido como Ed Koch [1924-2013] foi prefeito de Nova Iorque (1978–1990) e membro do Congresso dos Estados Unidos. Koch era filho de imigrantes poloneses que chegaram ao Bronx em 1924. Depois de servir como soldado de infantaria na Europa, estudou a legislação americana antes de ingressar na carreira política. Foi congressista nos EUA antes de se tornar prefeito de Nova Iorque – e ser reeleito outras três vezes – até deixar a administração pública em 1989. Foi membro do Partido Democrata, líder do partido na região, entre 1963 e 1965. Em 1965, apoiou a candidatura do republicano John Lindsay para prefeito de Nova Iorque. Koch assumiu como representante em 1969, pelo 17º Distrito de Nova Iorque, até sua renúncia, em 31 de dezembro de 1977, para assumir como prefeito de Nova Iorque em 1º de janeiro de 1978.

Suas políticas fiscais rigorosas ajudaram a cidade a sair da quase ruína financeira e ir até níveis de prosperidade invejáveis. O ex-prefeito também foi o responsável pelo programa de construção e reabilitação de 200 mil casas, o qual ajudou a transformar os bairros mais pobres da cidade. No entanto, os últimos anos de seu terceiro mandato ficaram escurecidos pelos problemas de corrupção em alguns departamentos da prefeitura, a epidemia de crack e a um aumento da criminalidade e da violência racial. As disputas raciais contribuíram para que Koch, filho de judeus emigrados da Polônia no início do século XX, perdesse, em 1989, as eleições primárias para um quarto mandato para David Dinkins, o qual foi eleito como o primeiro prefeito negro de Nova Iorque.

Koch era solteiro há muito tempo e sua orientação sexual se tornou um problema na eleição para prefeito de 1977, com o aparecimento de cartazes e pôsteres (rejeitados pela campanha de Cuomo) com o slogan “Vote em Cuomo, não no Homo”. Koch denunciou o ataque. O escritor e ativista dos direitos LGBT Larry Kramer, o qual muitas vezes criticou Koch por não fazer mais sobre a crise do HIV / AIDS na cidade, alegou publicamente que Koch era um homossexual enrustido. Certa vez, afirmou à revista New York: “Ouça, não há dúvida de que alguns nova-iorquinos pensam que sou gay e votaram em mim mesmo assim. A grande maioria não se importa e outros acham que eu não sou. E eu não dou a mínima de qualquer maneira!” Ele era freqüentemente acompanhado em funções políticas por sua amiga Bess Myerson, cuja presença foi considerada por alguns observadores como um esforço para desarmar rumores sobre sua suposta homossexualidade.

David Rothenberg, o qual serviu como Comissário de Direitos Humanos em Nova Iorque na administração Koch, tornou público seu conhecimento sobre o namorado do prefeito, Richard Nathan, morto em decorrência da AIDS, em 1996, o qual lhe contou que Koch o havia ameaçado de deixar a cidade logo após ele ter sido eleito prefeito. Pouco antes de morrer em 2009, Dennis deLeon, ex-assessor sênior da corporação da cidade de Nova Iorque, acusou Koch de assédio sexual durante uma visita ao apartamento dele. Koch “descartou a história zombeteiramente” em uma conversa com o jornalista Andy Humm, em 2011. Ed Koch morreu de insuficiência cardíaca em 1º de fevereiro de 2013.

FONTES:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ed_Koch
https://en.wikipedia.org/wiki/Ed_Koch

Ed Koch



Relate algum problema encontrado nesse personagem