Toda a loja com descontos de 5% até 25% OFF + 15% de CashBack


Duende Macabro I



Nome: Roderick Kingsley
Nome original: Hobgoblin I
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Mike Zeck, Roger Stern

Lista de revistas com participação de Duende Macabro I

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Peter Parker, The Spectacular Spider-Man (1976)  n° 43 - Marvel Comics
  • Brasil
    Homem-Aranha  n° 20 - Abril
Primeira aparição:

- Peter Parker, The Spectacular Spider-Man #43 (junho de 1980) — como Roderick Kingsley
- The Amazing Spider-Man #238 (março de 1983) — como Duende Macabro

O estilista bilionário e profundamente amoral Roderick Kingsley tornou-se obcecado por Norman Osborn, o Duende Verde original, após descobrir por acaso vários esconderijos secretos e parte de seu arsenal. Ao se apoderar da fórmula de aumento de força e dos diários de Osborn, Kingsley decidiu não apenas copiar o antecessor, mas aperfeiçoá-lo: modificou a fórmula, redesenhou o traje e criou equipamentos mais eficientes, surgindo assim o Duende Macabro.

Em seus primeiros confrontos com o Homem-Aranha, Roderick quase morreu. Temendo se expor, passou a agir nos bastidores, contratando o criminoso “Lefty” Donovan como substituto — que acabou morrendo antes de revelar a identidade de Kingsley.

Para despistar o herói e o público, Roderick sequestrou Ned Leeds, repórter do Clarim Diário, submetendo-o a uma intensa lavagem cerebral, fazendo-o acreditar que era o Duende Macabro. Ned acabou se “revelando” como o vilão após retornar de uma viagem à Alemanha, sendo assassinado pelo mercenário conhecido como O Estrangeiro.

Depois disso, o criminoso Jason Philip Macendale Jr. (antigo vilão Halloween/Jack O’Lantern) assumiu o manto do Duende Macabro com tecnologia própria e ainda mais brutal — até ser posteriormente morto pelo próprio Kingsley, que retomou sua identidade original.

Durante anos, acreditou-se que Ned Leeds fosse o verdadeiro Hobgoblin, até que a verdade veio à tona graças às investigações de Betty Brant (viúva de Ned) e do Homem-Aranha, que expuseram Roderick como o mentor por trás de tudo.

Desmascarado, Kingsley fugiu para o Caribe, onde passou a manipular o submundo do crime à distância. Em sua ausência, seu irmão — também cúmplice — tentou assumir sua identidade, mas foi morto por Phil Urich, que se tornou um novo Duende Macabro.

Mais tarde, Roderick retornou a Nova York, enfrentou Urich e, de forma cínica, aceitou que ele continuasse como Hobgoblin desde que lhe repassasse parte dos lucros criminosos. Em fases posteriores, Kingsley consolidou-se como um chefão do crime internacional, provando ser tão perigoso como estrategista quanto como vilão mascarado.

Duende Macabro I


Outras identidades
  • Duende Macabro



  • Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Chapeleiro Louco
  • Adicionado por
    Chapeleiro Louco
    em 27/05/2010 01:17:00