Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2936)
B
(2641)
C
(3949)
D
(2801)
E
(1447)
F
(1434)
G
(2029)
H
(1550)
I
(792)
J
(2128)
K
(1288)
L
(1879)
M
(3758)
N
(1042)
O
(752)
P
(2521)
Q
(185)
R
(2208)
S
(3934)
T
(2650)
U
(306)
V
(916)
W
(514)
X
(282)
Y
(255)
Z
(608)
Dr. Mengele
Nome:
Josef Mengele
Licenciador:
Personagem Real
Lista de revistas com participação de Dr. Mengele
Josef Mengele [1911-1979], médico alemão e capitão da S.S. nazista conhecido como o “Anjo da Morte”, ou como o "Anjo Branco", devido às experiências monstruosas praticadas com suas cobaias humanas nos campos de concentração, mais notadamente gêmeos. Em abril de 1943, foi promovido a capitão das S.S., o que o levou a ser transferido para Auschwitz em 30 de maio de 1943. Mengele iniciou sua carreira em Auschwitz como oficial médico responsável pelo “campo de ciganos” de Birkenau e, várias semanas após seu fechamento, Mengele assumiu uma nova posição como Médico Chefe do Campo de Auschwitz II, em novembro de 1943. Em Auschwitz, era um dos responsáveis pela diferenciação e seleção dos que serviriam para trabalhar e dos que seriam destinados às câmaras de gás.
Era conhecido por sua frieza cruel na rampa em que fazia a “triagem” de seus “objetos de estudo” (ou cobaias). Em Auschwitz, com permissão para mutilar ou matar suas cobaias humanas como bem entendesse, Mengele realizou inúmeras experiências agonizantes e, muitas vezes, letais com gêmeos judeus e ciganos, a maior parte crianças. Muitas de suas "cobaias" morreram devido às experiências ou foram assassinadas para facilitar a autópsia. Em janeiro de 1945, quando do avanço do exército soviético rumo à Alemanha, através do oeste da Polônia, Mengele fugiu de Auschwitz e passou as poucas semanas seguintes no campo de concentração de Gross-Rosen, até sua destruição pelos próprios alemães. Seguiu depois para oeste, a fim de tentar evitar sua captura pelas forças soviéticas.
As tropas soviéticas entraram no campo de extermínio de Auschwitz em janeiro de 1945 e libertaram milhares de prisioneiros doentes e já quase sem vida. Com o término da Guerra, já prisioneiro, Mengele foi colocado sob custódia americana. Todavia, sem saberem que o nome de Mengele constava da lista de criminosos de guerra procurados pela justiça, os oficiais responsáveis o liberaram rapidamente. De meados de 1945 ao final de 1949, com documentos falsos, trabalhou em uma fazenda próxima a Rosenheim, na Bavária. Naquela época, sua família, a qual era bastante rica, o ajudou a fugir e emigrar para a América do Sul, e Mengele se estabeleceu na Argentina.
Como seus crimes haviam sido muito bem documentados perante o Tribunal Militar Internacional (IMT) e outros tribunais pós-Segunda Guerra, em 1959, as autoridades da Alemanha Ocidental emitiram uma ordem de prisão para ele e, em 1960, pediram sua extradição à Argentina. Assustado com a captura de Adolf Eichmann pelos israelenses em Buenos Aires no mesmo ano, Mengele se mudou para o Paraguai e depois para o Brasil, onde passou os últimos anos de sua vida nos arredores de São Paulo. Já com a saúde debilitada, em sete de fevereiro de 1979, Mengele sofreu um derrame enquanto nadava em uma colônia de férias em Bertioga, em São Paulo, e morreu afogado.
Ele foi enterrado em um subúrbio de São Paulo com o nome de “Wolfgang Gerhard”. Em 1985, a polícia alemã localizou a sepultura de Mengele e exumou seu corpo. Especialistas forenses brasileiros identificaram seus restos mortais como pertencentes a Josef Mengele. Em 1992, novas análises feitas através de exames de DNA confirmaram essa conclusão. O monstro Mengele havia conseguido enganar seus perseguidores por 34 anos. Gregory Peck interpretou Mengele no filme "Os Meninos do Brazil" (1979), dirigido por Franklin J. Schaffner, baseado no livro de Ira Levin.
FONTE:
https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/josef-mengele
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 30/05/2011 18:02:00
Editado por
Fabio Garcez
,
marcos trevisan
,
Márcio dos Santos
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*