Comic Boom!


Doutor Meia-Noite I



Nome: Charles McNider
Nome original: Dr. Mid-Nite I
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Charles Reizenstein, Stan Aschmeier

Lista de revistas com participação de Doutor Meia-Noite I

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    All-American Comics  n° 25 - DC Comics
Super-herói da editora DC. Em sua primeira aparição, em “All-American Comics” 25 (com data de abril de 1941), Charles McNider era um médico que teve a visão afetada por uma granada lançada por gangster, enquanto atendia um paciente. Incapaz de continuar sendo médico, dedicou-se a escrever artigos denunciando os crimes da máfia com a ajuda da enfermeira, Myra Manson, por quem se apaixonou. Um dia, uma coruja atravessou a janela de McNider e, assustado, ele tirou as ataduras que cobriam seus olhos apenas para descobrir que ele podia enxergar perfeitamente, mas só na completa escuridão. Através de suas habilidades científicas, ele construiu aparelhos que lhe permitiram agir sob uma nova identidade, o Doutor Meia-Noite, e se vingar dos criminosos. Adotando a coruja como seu mascote, McNider criou um arsenal de bombas-blecaute que liberavam um densa fumaça negra onde podia enxergar com clareza, e levou os criminosos que o cegaram à justiça.

Ele eventualmente juntou-se à Sociedade da Justiça, onde agiu até o fim da Segunda Guerra Mundial, quando Myra foi morta por seu arquiinimigo, o Sombreador. Culpando-se pela morte dela, McNider caçou o assassino e em seguida abandonou o manto de Meia-Noite para tornar-se o segundo Starman, mas por pouco tempo. Em seguida, ela passou a tocha para uma de suas alunas, a doutora Beth Chapel.

McNider voltou a ser o Doutor Meia-Noite por um breve perído e foi enviado ao lado dos outros membros-fundadores da SJA para o Limbo, onde ficou durante anos enfrentando um demônio. Poucos meses após ser libertado pelo super-herói Tempus, McNider foi morto pelo vilão Extemporâneo, que o envelheceu até a morte ao lado de dois outros integrantes da equipe durante a série “Zero Hora”.

No Brasil, também foi chamado de “Meia-Noite” (pela EBAL) e “Cometa”.

Uma curiosidade: o “Demolidor” (1964) da Marvel bebeu nas águas do Doutor Meia-Noite. Este, por sua vez, se baseou no herói de “pulps”, “Black Bat”.



(na ilustração, o personagem desenhado por Terry Beatty)


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • hawkman
  • Adicionado por
    hawkman
    em 24/03/2007 11:24:00