Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Doutor Hillebrand



Nome: Johann Daniel Hillebrand
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Doutor Hillebrand

Johann Daniel Hillebrand [1795-1880] foi militar, médico e administrador teuto-brasileiro. Filho de Johann Christoph Hillebrand e de Margaretha Dorothea Elisabeth Warckhaupt, foi batizado na igreja evangélica de São Miguel. Estudou Medicina na Universidade de Göttingen. Ainda estudante, participou da Batalha de Waterloo, na qual Napoleão Bonaparte foi definitivamente derrotado. Chegou a São Leopoldo na segunda leva de imigrantes, em seis de novembro de 1824, a bordo da barca Germânia, com outros 80 imigrantes. Participou da Revolução Farroupilha do lado legalista desde o início, em 20 de setembro de 1835, quando imigrantes foram mobilizados em favor da causa imperial.

Por causa disso, teve de abandonar São Leopoldo com outros 400 colonos alemães até 1836. Com a saída dos revoltosos, liderados por Hermann von Salisch, liderou a defesa da colônia, a qual perdurou até o final da revolução. Esta terminada, foi nomeado coronel comandante da Guarda Nacional e nomeado diretor da colônia. Em 1865, foi presidente da comissão encarregada da recepção de Dom Pedro II em sua visita à cidade.

Como médico, prestou inúmeros serviços aos colonos, principalmente durante o surto de cólera o qual atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 1855. Relacionou todas as famílias imigrantes as quais chegaram à Colônia São Leopoldo de 1824 a 1853, lista esta em poder do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, sob o códice C-333. Morreu em sua casa, em 1880. É considerado o patriarca da colonização alemã no Rio Grande do Sul.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Daniel_Hillebrand

Doutor Hillebrand



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • pricardoam
  • Adicionado por
    pricardoam
    em 24/05/2009 16:39:00