Vertigo: Além do Limiar


Dominus



Nome: Tuoni
Nome original: Dominus
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Stuart Immonen

Lista de revistas com participação de Dominus

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Action Comics (1938)  n° 747 - DC Comics
  • Brasil
    Super-Homem  n° 36 - Abril
Tuoni começou como um padre estrangeiro que vivia uma vida de oração e meditação pacífica. Como Senhor da Ordem, serviu como um dos cinco guardiães da fé de seu mundo. Por fim, Tuoni se apaixonou por sua companheira devota Ahti, mas quando ela tornou-se Kismet, Iluminadora de todas as realidades, um Tuoni ciumento recorreu à magia infernal para substituir sua ex-amada. Sem prestar atenção aos perigos, Tuoni consultou antigos textos místicos a fim de usurpar o manto de Kismet. Sua tentativa de assaltar e roubar os poderes dela resultou na incineração de seu corpo. Apesar da traição de Tuoni, Kismet demonstrou misericórdia e desviou seu corpo para o limbo kryptoniano conhecido como Zona Fantasma.

O eu destruído de Tuoni foi então descoberto por um holograma. Este era, na verdade, Kem-L, ancestral de Kal-El, antigo cientista Kryptoniano o qual havia reprogramado o Erradicador para criar sua própria sociedade xenofóbica. O holograma de Kem-L usou sua tecnologia para construir um novo corpo para Tuoni. Dotado de vastos poderes psiônicos e cósmicos, Tuoni se tornou Dominus, um Senhor do Caos. Ele conseguiu escapar da Zona Fantasma através da Fortaleza da Solidão. Dominus confrontou e lutou com o Super-Homem, mas aparentemente foi facilmente derrotado pelo Homem de Aço. No entanto, Dominus realmente manipulou a realidade e trocou sua aparência pela do Super-Homem e manteve o verdadeiro herói em cativeiro.

Disfarçado como o herói, Dominus enganou o mundo ao solicitar a cooperação de todas as nações do mundo e de outros super-heróis para rastrear “Dominus”, enquanto usava os robôs do Super-Homem para dominar lentamente o mundo. Os amigos e aliados de Kal-El, todavia, começaram a suspeitar do “Super-Homem” a ponto de Lois Lane se juntar a Lex Luthor para tentar encontrar o verdadeiro. Eles conseguem libertá-lo e a batalha contra Dominus é retomada em uma arena psíquica. Ao usar as disciplinas mentais kryptonianas – conhecidas como Torquasm Vo –, Super-Homem triunfou e conseguiu enviar Dominus para a Zona Fantasma. Dominus foi criado por Stuart Immonen e apareceu pela primeira vez em Action Comics #747 (agosto de 1998).

PODERES E HABILIDADES
Dominus é capaz de manipular a realidade e, com isso, conseguiu tornar reais os pesadelos do Super-Homem. Além disso, é telepata, possui força e vigor sobre-humanos. É invulnerável e pode emitir poderosas rajadas de energia de suas mãos. Tuoni também é capaz de absorver as almas de seu povo a fim de obter seus poderes. Seus diversos poderes incluem ainda: viagem dimensional,teletransporte
consciência cósmica e Voo.

FRAQUEZAS
Sem corpo físico, Tuoni deve confiar na tecnologia kryptoniana criada por Kem-L para adquirir uma aparência de corpo físico. Dominus pode tornar reais apenas pensamentos que vêm de uma mente consciente e pensante, o que significa que alguém com grande disciplina mental é capaz de resistir a ele. Também emoções fortes como o amor podem interferir em seus poderes de alteração da realidade. O abuso de seus poderes de alteração da realidade o faz enfraquecer.

Certa vez, Tempus (Waverider) observou que ele podia sentir “uma teia de linhas do tempo possíveis ... passado e futuro ... a prender o Super-Homem em um emaranhado de realidades alternativas”. O que exatamente isso significava jamais foi explicado. Tempus também constatou que o poder que sentia estava quase além do seu.

Dominus



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 11/07/2009 16:42:00