Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2936)
B
(2641)
C
(3949)
D
(2801)
E
(1447)
F
(1434)
G
(2029)
H
(1550)
I
(792)
J
(2128)
K
(1288)
L
(1879)
M
(3758)
N
(1042)
O
(752)
P
(2521)
Q
(185)
R
(2208)
S
(3934)
T
(2650)
U
(306)
V
(916)
W
(514)
X
(282)
Y
(255)
Z
(608)
Doc Holliday
Licenciador:
Personagem Real
Lista de revistas com participação de Doc Holliday
John Henry "Doc" Holliday [1851-1887], pistoleiro, dentista e jogador, foi um dos maiores mitos do velho Oeste. Era educado e vestia-se bem, mas tinha um temperamento explosivo e era muito bom no manuseio tanto de um revólver quanto de uma faca, armas que usava nas mesas de jogo, de onde tirava o seu sustento, pois, apesar de ser dentista, teve de abandonar a profissão em decorrência da tuberculose. Afinal, era difícil tratar seus pacientes entre acessos de tosse. Mudou-se para a região desértica do Arizona, em busca de um clima mais seco.
No entanto, ele não conseguia ficar longe de problemas. Fez muitos inimigos e viria a participar do famoso tiroteio em O.K. Corral, juntamente com Wyatt Earp e seus irmãos. Ironicamente, os Earp eram conhecidos homens da lei, mas mantinham fortes laços de amizade com Doc, sobretudo Wyatt, o qual foi seu amigo até a morte. Ele descreveu o amigo da seguinte forma: “O mais veloz e o mais mortal homem com uma arma que eu já tinha visto”. Doc era uma fortaleza mental, detentor de uma inteligência cáustica, o que contribuía para que manifestasse indiferença profunda em situações perigosas. Relacionou-se com Mary Catherine Elder Haroney, dançarina e prostituta, a qual tinha muitos nomes, mas era mais conhecida como “Narigão” Kate (“Big Nose” Kate), dada a saliência de seu nariz.
AS ARMAS
Doc Holliday costumava usar as seguintes armas:
• Espingarda de dois canos, com coronha e canos serrados, calibre 10, da marca Meteor, portada em uma bandoleira sob o casaco.
• Revólver Colt modelo 1851, convertido na fábrica para cartuchos .38 de fogo circular.
• Uma pistola Remington Derringer de dois canos, calibre .41, presente de sua namorada, “Narigão” Kate.
• Uma faca Bowie pendurada em uma bainha sob a axila.
TIROTEIO NO CURRAL O.K.
Localizado em Tombstone, Arizona, o curral tinha uma cerca de madeira, uma ferraria e espaço para meia dúzia de carroças e cavalos, os quais geralmente chegavam exaustos e bebiam água dos cochos com sofreguidão. No dia 26 de outubro de 1881, três irmãos da família Earp – Wyatt, Morgan e Virgil –, reforçados por Doc Holliday, chegaram às vias de fato contra seus inimigos: Ike e Billy Clanton, Frank e Thomas McLaury, e Bill Brocius. Era matar ou morrer, sem opção alguma no meio. Quando as balas pararam de voar, meros 30 segundos após ter iniciado o confronto, havia três mortos contorcidos a sangrar no meio da poeira: os dois McLaury e o mais jovem dos Clanton, Billy. Ike e Brocius conseguiram fugir.
MORTE
A saúde de Holliday continuou a piorar e, como homem realista, ele não acreditava em curas milagrosas, mas tinha esperança nas fontes termais de Yampah e nos vapores de enxofre de Glenwood Springs, Colorado, para onde foi em maio de 1887. Registrou-se no elegante Hotel Glenwood e piorou cada vez mais. Seus últimos 57 dias de vida foram passados na cama do Hotel, nos quais 14 deles foram de delírio febril. Em oito de novembro de 1887, ele acordou com os olhos claros e pediu um copo de uísque. Foi dado a ele e ele bebeu com prazer. Então, olhou para seus pés descalços e disse: “Isso é engraçado”. E morreu em seguida.
Ele sempre imaginou que seria morto com suas botas. Doc Holliday viera para o Oeste anos antes e sabia que seus dias estavam contados. Ele nunca acreditou que morreria na cama. Ele costumava dizer que seu fim viria de envenenamento por chumbo, na ponta de uma corda, com uma faca enfiada em suas costelas, ou que ele poderia beber até a morte. O cemitério de Glenwood Springs fica no alto de uma colina íngreme com vista para o vale abaixo. Mas no momento de sua morte, a estrada íngreme estava muito gelada, então eles o enterraram no sopé da colina com a intenção de mover seu corpo quando o gelo derretesse.
Mas, eles nunca fizeram. Muitos anos depois, um conjunto habitacional foi construído na base da colina e, embora haja um marcador no cemitério, seus restos mortais provavelmente estão enterrados no quintal de alguém. O pistoleiro afirmou ter quase perdido a vida um total de nove vezes. Quatro tentativas foram feitas para enforcá-lo e ele levou cinco tiros. Não se sabe quantos homens, ao todo, Doc Holliday matou.
FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Doc_Holliday
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 28/01/2008 18:10:00
Editado por
Guia dos Quadrinhos
,
Fabio Garcez
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
Márcio dos Santos
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*