Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2927)
B
(2636)
C
(3942)
D
(2799)
E
(1443)
F
(1432)
G
(2024)
H
(1547)
I
(792)
J
(2126)
K
(1287)
L
(1874)
M
(3748)
N
(1039)
O
(750)
P
(2517)
Q
(185)
R
(2203)
S
(3927)
T
(2645)
U
(305)
V
(916)
W
(512)
X
(281)
Y
(253)
Z
(607)
Dínamo Escarlate
Nome:
Ivan Antonovich "Anton" Vanko
Nome original:
Crimson Dynamo
Licenciador:
Marvel Comics
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Don Heck
,
Robert Bernstein - ‘R Berns’
,
Stan Lee
Lista de revistas com participação de Dínamo Escarlate
Primeira aparição no:
País de origem
Brasil
Personagem das HQs de "Homem de Ferro". Trata-se do cientista soviético que criou uma armadura especial capaz de enfrentar até o popular super-herói americano. A intenção dos comunistas era justamente que o professor Vanko derrotasse o Homem de Ferro, mas este o convenceu a passar para o lado da lei e da ordem.
Esse personagem também foi chamado no Brasil de "Dínamo Fantástico".
Vanko aparece também no filme "Homem de Ferro 2", intepretado por Mickey Rourke. O roteiro, porém, faz algumas alteraçõs no personagem: ele é uma mistura do Dínamo Escarlate com outro vilão, Chicote Negro.
- Antônio Luiz Ribeiro
As raízes do programa Krasnii Denamit (Dínamo Escarlate) remontam pelo menos a 1963, sob o governo do primeiro-ministro soviético Nikita Khrushchev; no entanto, o programa não alcançou verdadeiro sucesso nos últimos quinze anos, até que o armênio Anton Vanko (originalmente Vankonian antes de encurtar seu sobrenome para uma forma menos étnica) começou a trabalhar com capacitores de baixas perdas na Universidade Estadual de Moscou (MSU). O Ministro da Defesa Suslov viu no trabalho de Vanko potencial para desenvolver um paralelo russo ao novo herói americano Homem de Ferro. Vanko foi transferido para o Arsenal Tomska 44, uma estação de pesquisa siberiana, onde desenvolveu trabalho de ponta em pequenos pulsos eletromagnéticos não nucleares (o dispositivo que os criou mais tarde seria conhecido como Gerador Vanko), controles remotos e robótica. Ele criou várias armas para o governo, incluindo o chifre do Unicórnio, e construiu seu primeiro robô Dínamo Escarlate com o apoio de uma extensa equipe de pesquisa que incluía o especialista em propulsão Alex Nevsky e Boris Turgenov. Com o tempo, Vanko suspeitou que Nevsky era um agente da KGB e passou a desconfiar do governo russo. Ele começou a desviar fundos para construir o Dínamo Escarlate Mark II em segredo. Este segundo protótipo incluía armamento amplamente melhorado, armadura altamente protetora, campos de força, sistemas computadorizados aprimorados e a maior parte do equipamento do primeiro traje, embora miniaturizado. faltavam, no entanto, as capacidades de voo que Nevsky havia incorporado ao primeiro traje. A segunda armadura também incluía capacidades de controle remoto e a capacidade de extrair energia suplementar do Dínamo Sputnik, um novo satélite construído de acordo com as especificações de Vanko especificamente para o Projeto Dínamo.
Embora Vanko estivesse certo ao dizer que um espião da KGB o estava observando, o espião era na verdade Boris Turgenov, e não Alex Nevsky. Turgenov relatou detalhadamente o sucesso de Vanko e seu crescimento no governo, levando os superiores de Vanko a exigir um teste do traje do Dínamo. Quando o Mark I superou as expectativas, o líder russo ordenou que Vanko fosse à América para destruir as fábricas americanas e derrotar seu herói blindado, o Homem de Ferro. Antes de partir, Vanko colocou o capacete da armadura Mark II em um depósito em Moscou e escondeu a maior parte dessa armadura em um depósito na Sibéria, disfarçado como um motor de trator.
Na América, Vanko sabotou diversas fábricas da Indústria Stark antes de enfrentar o Homem de Ferro (o industrial Homem de Ferro) cara a cara; no entanto, a armadura do Homem de Ferro provou ser totalmente superior ao traje do Dínamo - era mais forte, mais rápida e possuía campos de força que debilitavam os pulsos destruidores de circuitos de Vanko. O Homem de Ferro derrotou Vanko facilmente e, dada a desconfiança de Vanko no governo, Stark rapidamente convenceu Vanko a desertar e se juntar às indústrias Stark. Implacável com a perda de um dos maiores cientistas da Rússia, a KGB enviou o ex-subordinado de Vanko, Boris Turgenov, para a América ao lado da Viúva Negra (Natasha Romanov) para recuperar Vanko e a armadura. Turgenev sequestrou facilmente Vanko e vestiu a armadura, mas quase imediatamente entrou em conflito com o Homem de Ferro. Aproveitando que o Homem de Ferro era Vanko na armadura do Dínamo, Turgenov o derrotou, mas o Homem de Ferro logo se recuperou e libertou a si mesmo e a Vanko. Vanko finalmente empregou um laser experimental contra o traje Dínamo, e a explosão resultante matou Turgenov e Vanko, destruindo o traje.
All-New Official Handbook of the Marvel Universe 3 - 2007
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
antônio Luiz Ribeiro
em 08/10/2007 15:29:00
Editado por
Guia dos Quadrinhos
,
Tarman
,
bjardini
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
Guiller Ecar
,
antônio Luiz Ribeiro
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*