Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2927)
B
(2637)
C
(3944)
D
(2799)
E
(1445)
F
(1432)
G
(2025)
H
(1547)
I
(792)
J
(2126)
K
(1287)
L
(1874)
M
(3750)
N
(1040)
O
(750)
P
(2517)
Q
(185)
R
(2204)
S
(3929)
T
(2646)
U
(305)
V
(916)
W
(512)
X
(281)
Y
(254)
Z
(608)
Demóstenes
Nome original:
Demosthénes
Licenciador:
Personagem Real
Lista de revistas com participação de Demóstenes
Demóstenes [384 a.C.–322 a.C.] foi um proeminente orador e político grego de Atenas. Sua oratória constitui uma importante expressão da capacidade intelectual da Atenas antiga e providencia um olhar sobre a política e a cultura da Grécia antiga durante o século IV a.C. Demóstenes lutou para evitar a supremacia macedónica, razão pela qual atacou, através dos seus discursos, o rei Filipe II da Macedónia. Aos sete anos, Demóstenes perdeu o pai e teve sua herança roubada por seus tutores. Posteriormente, abriu processo para recuperar os bens roubados. Venceu o processo, mas não recuperou todos os bens que lhe pertenciam. Aos 27 anos, iniciou sua carreira de orador e logo se destacou. Ainda jovem, assistiu a um julgamento no qual um orador chamado Calístrato teve um desempenho brilhante e, com sua verve, mudou um veredicto que parecia selado.
Demóstenes invejou a glória de Calístrato ao ver a multidão escoltá-lo e felicitá-lo, mas ficou ainda mais impressionado com o poder da palavra. Assim, alimentou a esperança de se tornar um grande orador, sonho que lhe parecia impossível devido à sua gagueira. Conta-se que, com a força da perseverança, venceu o problema e passou a declamar poemas enquanto corria na praia contra o vento. Também se forçava a falar com seixos na boca. Com isso, tornou-se o maior orador da Grécia. Sua vida como orador e político foi dedicada à defesa de Atenas, ameaçada por Filipe II da Macedônia. Contra o líder macedônio, escreveu inúmeros discursos, os quais ficaram conhecidos como Filípicas. O objetivo era conclamar os cidadãos atenienses e arregimentar forças contra a Macedônia antes que fosse tarde demais.
Em 338 a.C., Demóstenes participou da batalha de Queroneia, na qual Atenas foi derrotada pela Macedônia e marcou o início do domínio de Filipe e, posteriormente, o de Alexandre, o Grande, sobre a Grécia. Após 335 a.C., Demóstenes viu decair tanto sua reputação quanto sua influência. Foi condenado por ter se deixado comprar por um ministro de Alexandre e facilitar sua fuga de Atenas. Foi preso, mas conseguiu fugir e exilar-se de Atenas por um longo período. Com a morte de Alexandre, em 323 a.C., foi chamado de volta e retomou suas atividades. Aliou-se, então, à revolta contra Antípatro, a qual falhou e este exigiu a entrega dos chefes revoltosos. Demóstenes fugiu para o templo de Poseidon, na ilha grega de Calauria. Quando percebeu que estava cercado pelos soldados de Antípatro, suicidou-se com veneno.
FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dem%C3%B3stenes
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
antônio Luiz Ribeiro
em 16/11/2007 15:44:00
Editado por
Fabio Garcez
,
Márcio dos Santos
,
marcos trevisan
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*