Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2927)
B
(2636)
C
(3941)
D
(2799)
E
(1442)
F
(1432)
G
(2023)
H
(1547)
I
(792)
J
(2125)
K
(1287)
L
(1874)
M
(3746)
N
(1039)
O
(750)
P
(2517)
Q
(185)
R
(2203)
S
(3927)
T
(2645)
U
(305)
V
(916)
W
(512)
X
(281)
Y
(253)
Z
(607)
Deborah Read Franklin
Licenciador:
Personagem Real
País de origem:
Estados Unidos da América
Lista de revistas com participação de Deborah Read Franklin
Deborah Read Franklin [1708-1774] foi a esposa de Benjamin Franklin [1706-1790], um dos fundadores dos Estados Unidos. Pouco se sabe sobre o início de sua vida. Nascida por volta de 1708, provavelmente em Birmingham, Inglaterra – algumas fontes, porém, afirmam que ela teria nascido na Filadélfia –, filha de John e Sarah Read, um casal Quaker muito respeitado. Ela tinha três irmãos, John e James, e uma irmã, Frances. Sua família estabeleceu-se na Filadélfia em 1711. Em outubro de 1723 conheceu Benjamin Franklin, então com 17 anos, quando este passava pela sua casa certa manhã. Franklin acabara de se mudar de Boston para a Filadélfia a fim de encontrar um emprego como impressor. Um romance entre Read e Franklin logo se desenvolveu.
Quando Franklin não conseguiu encontrar acomodações adequadas perto de seu trabalho, o pai de Read permitiu que ele alugasse um quarto na casa da família. Em 1724, Franklin propôs a ela casamento. No entanto, a mãe dela não consentiu e deu como razões a viagem pendente de Franklin a Londres e sua instabilidade financeira. O casal adiou seus planos e Franklin viajou para a Inglaterra. Ao chegar a Londres, todavia, Franklin decidiu encerrar o relacionamento. Em uma carta concisa, informou que não tinha intenção de voltar à Filadélfia. Franklin posteriormente ficou preso em Londres após Sir William Keith não cumprir as promessas de apoio financeiro. Na ausência de Franklin, Read foi persuadida por sua mãe a se casar com John Rogers, um britânico identificado como carpinteiro ou oleiro.
Ela concordou e o casamento ocorreu em agosto de 1725. No entanto, a união logo foi desfeita, porque Rogers não conseguia manter um emprego e havia contraído uma grande dívida antes do casamento. Read o deixou Rogers após um amigo de Rogers informar-lhe que ele tinha uma esposa na Inglaterra. Read se recusou a viver ou reconhecer Rogers como seu marido. Apesar de sua intenção anterior de permanecer em Londres, Franklin voltou para a Filadélfia em outubro de 1727. Ele e Read finalmente retomaram o relacionamento e decidiram se casar. Embora Read considerasse que seu casamento com o primeiro marido havia acabado, ela não foi capaz de casar-se legalmente novamente. Naquela época, a lei da Província da Pensilvânia não permitia o divórcio com base na deserção.
Além disso, Read não poderia alegar ser viúva, pois não havia prova de que Rogers estava morto. Se Rogers voltasse depois que Read se casasse legalmente com Franklin, ela enfrentaria uma acusação de bigamia que acarretaria em uma pena de 39 chicotadas nas costas nuas e prisão perpétua com trabalhos forçados. Para evitar quaisquer problemas jurídicos, Read e Franklin decidiram por um casamento comum. Em 1º de setembro de 1730, o casal realizou uma cerimônia para amigos e familiares na qual anunciaram que viveriam como marido e mulher. Eles tiveram dois filhos: Francis Folger "Franky" e Sarah "Sally". Read também ajudou a criar o filho ilegítimo de Franklin, William, cuja identidade materna ainda é desconhecida.
No final da década de 1750, Benjamin Franklin havia se estabelecido como um impressor, editor e escritor de sucesso. Também estava fortemente envolvido em assuntos sociais e políticos que levariam ao estabelecimento dos Estados Unidos. Em 1757, Franklin embarcou na primeira de várias viagens à Europa. Read recusou-se a acompanhá-lo devido ao medo de uma viagem marítima. Enquanto Franklin permaneceu no exterior pelos próximos cinco anos, Read permaneceu na Filadélfia, onde, apesar de sua educação limitada, administrou com sucesso os negócios de seu marido, manteve sua casa e cuidou dos filhos. Franklin voltou à Filadélfia em novembro de 1762 e tentou persuadir Read a acompanhá-lo à Europa, mas ela recusou novamente.
Franklin retornou à Europa em novembro de 1764, onde permaneceu pela próxima década. Read nunca mais viu o marido novamente. Em 1768, Read sofreu o primeiro de uma série de derrames que prejudicaram gravemente sua fala e memória. Pelo resto de sua vida, sofreu de problemas de saúde e depressão. Apesar da condição de sua esposa, Franklin não voltou para a Filadélfia, embora já tivesse cumprido suas obrigações diplomáticas. Em novembro de 1769, ela escreveu a Franklin e contou que o derrame, o declínio de sua saúde e o estado mental deprimido eram resultado de sua "angústia insatisfeita" devido à ausência prolongada dele.
A última carta sobrevivente de Read para Franklin é datada de 29 de outubro de 1773. Depois disso, ela parou de se corresponder com o marido. Franklin continuou a escrever, perguntava por que suas cartas haviam cessado, mas ainda não voltava para casa. Em 14 de dezembro de 1774, Read sofreu um derrame final e morreu, em 19 de dezembro. Ela foi enterrada no cemitério de Christ Church na Filadélfia. Franklin foi enterrado ao lado dela após sua morte, em 1790.
FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Deborah_Read
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antonio Pontes Junior
em 03/03/2021 12:32:00
Editado por
Guia dos Quadrinhos
,
Fabio Garcez
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*