Vertigo: Além do Limiar


David Canabarro



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de David Canabarro

David José Martins, mais conhecido como David Canabarro [1796-1867] foi um dos líderes da Revolução Farroupilha. Descendente de açorianos, nasceu no local denominado Pinheiros. O nome Canabarro foi adicionado mais tarde, de seu avô, Manuel Teodósio Ferreira, o qual havia recebido o apelido do marquês do Alegrete e o adicionado ao seu nome. Martins iniciou sua vida de militar na Primeira campanha cisplatina (1811-1812). Para essa campanha, deveria seguir o irmão mais velho, Silvério, já então com 18 anos. Anos mais tarde, foi tenente das forças de Bento Gonçalves na Guerra da Cisplatina (1825–1828), a qual culminou com o tratado de paz de agosto de 1828 e a independência do Uruguai. Lá, teve papel preponderante na batalha de Rincón de las Gallinas, salvou o exército brasileiro de completo desbarato (24 de setembro de 1825), o que lhe valeu os galões de tenente efetivo do Exército Nacional.

Na 21ª Brigada de Cavalaria Ligeira comandada por Bento Gonçalves, ainda na Guerra da Cisplatina, assistiu à indecisa batalha do Passo do Rosário. Cessada a guerra, voltou ao lar, à vida do campo, mas desta vez associado ao tio Antônio Ferreira Canabarro, na estância fronteiriça de Santana do Livramento. Por volta de 1836, adotou o nome David Canabarro por insistência de seu tio. Na Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, inicialmente conservou-se indiferente aos acontecimentos políticos. A ela juntou-se tardiamente. Iniciou como tenente, mas rapidamente galgou postos, assumiu o comando em junho de 1843, quando o antigo chefe, Bento Gonçalves, para evitar a cisão entre os republicanos, desligou-se do comando e passou a servir sob as ordens do próprio Canabarro. Sua única derrota em toda a guerra foi na Batalha de Porongos, onde “relaxado” pelas negociações de paz que empreendia com o Barão de Caxias, ou de comum acordo com os imperiais, traiu sua tropa massacrada, inclusive os Lanceiros Negros.

A Batalha dos Porongos originou uma discussão histórica em torno de David Canabarro. Em 1844, os negros farrapos representavam quase metade do contingente rebelde farroupilha. No mesmo ano, em busca da paz, Caxias teria negociado com o general David Canabarro o extermínio dos soldados negros em uma batalha arranjada, a “Surpresa dos Porongos”, em 14 de novembro de 1844. Como seria de esperar a qualquer emboscada, mesmo com valorosos infantes, lanceiros e cavaleiros negros do pampa farroupilha, foram pegos de surpresa, desarmados e derrotados pelas tropas imperiais. Enquanto negociava a paz com os imperiais, Canabarro recebeu uma proposta de Juan Manuel de Rosas, governante argentino, o qual pretendia ampliar a fronteiras de seu país. Em troca da colaboração farroupilha, recebeu ajuda argentina para continuar a batalha contra o império. Canabarro respondeu através de carta, onde afirmava sua fidelidade ao país, mesmo que este fosse monarquista e ele republicano.

Como chefe dos revoltosos, aceitou a anistia oferecida pelo governo em 18 de dezembro de 1844, através do Duque de Caxias, chamado O pacificador. Encerradas as negociações, em 25 de fevereiro de 1845, ficou estabelecido no Tratado de Poncho Verde que os republicanos indicariam o próximo presidente da província, o governo imperial responderia pela dívida pública do governo republicano, os oficiais do exército rebelde que desejassem passariam ao exército imperial com os mesmos postos (exceto generais), os que foram presos durante a revolução seriam liberados e garantiu a abolição da escravatura de todos os escravos que lutaram na revolução.

No exército brasileiro lutou na Campanha do Uruguai, na Guerra do Prata, onde combateu com o título de coronel. Lutou ainda na Guerra contra Aguirre, na qual recebeu o título de general-honorário, com o qual combateu os invasores na Guerra do Paraguai. David Canabarro já foi retratado como personagem no cinema e na televisão, interpretado por Milton Mattos, no filme “Netto Perde Sua Alma” (2001); e por Oscar Simch, na minissérie “A Casa das Sete Mulheres” (2003).

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/David_Canabarro

David Canabarro



Relate algum problema encontrado nesse personagem