Vertigo: Além do Limiar


Daniel Craig



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Daniel Craig

Daniel Craig é um ator famoso no teatro e no cinema, estrela de cinco filmes de James Bond – “007: Cassino Royale” (2006), “007 – Quantum of Solace” (2008), “007 – Operação Skyfall” (2012), “007 Contra Spectre” (2015) e “Sem Tempo Para Morrer” (2021) – e de inúmeras outras produções nas quais evidenciou o seu talento. Daniel Wroughton Craig nasceu no dia dois março de 1968, em Chester, Cheshire, Inglaterra. Seu pai, Timothy John Wroughton Craig, era um marinheiro mercante o qual se tornou construtor de aço e depois proprietário do pub “Ring O'Bells”, em Frodsham, Cheshire. Sua mãe, Carol Olivia (Williams), era professora de arte. Craig é de ascendência inglesa, bem como galesa, escocesa e irlandesa. Seus pais se separaram em 1972 e ele passou a ser criado, juntamente com sua irmã mais velha, Lea, em Liverpool, e posteriormente em Hoylake, Wirral, na casa de sua mãe.

Seu interesse em atuar foi incentivado por visitas ao Liverpool Everyman Theatre, organizadas por sua mãe. Aos seis anos, Craig começou a atuar em peças escolares e estreou em “Oliver!”, produção da Frodsham Primary School. Sua mãe sempre foi a força motriz por trás de suas aspirações artísticas. O primeiro filme de Bond que viu no cinema foi “007: Viva e Deixe Morrer” (1973), com Roger Moore, o qual ocupou um lugar especial em seu coração. Aos 14 anos, interpretou papéis em “Oliver”, “Romeu e Julieta” e “Cinderela”, na Hilbre High School, em West Kirby, Wirral. Ele deixou a Hilbre High School aos 16 anos, para fazer um teste na trupe do National Youth Theatre (NYT), em sua turnê em Manchester, no ano de 1984. Ele foi aceito e mudou-se para Londres. Lá, sua mãe e seu pai assistiram à sua estreia no palco como Agamenon em “Troilus and Cressida”, de Shakespeare.

Como ator esforçado do NYT, ele trabalhou em cozinhas de restaurantes e como garçom. Craig se apresentou com o NYT em turnês por Valência, Espanha, Moscou e Rússia sob a liderança do diretor Edward Wilson. Ele falhou em repetidas audições no Guildhall, mas eventualmente sua persistência valeu a pena e, em 1988, conseguiu ser admitido na Escola de Música e Drama de Guildhall, onde estudou ao lado de Ewan McGregor e Alistair McGowan, depois Damian Lewis e Joseph Fiennes, entre outros. Ele se formou em 1991, após um curso de três anos sob a tutela de Colin McCormack, ator da Royal Shakespeare Company. De 1992 a 1994, foi casado com a atriz escocesa Fiona Loudon, com quem teve a filha Ella, nascida em 1992. Craig estreou no cinema em “O Poder de um Jovem” (1992). Também atuou na televisão, notadamente na série da BBC2 “Our Friends in the North” (1996).

Alcançou fama internacional após desempenhar papéis coadjuvantes em “Lara Croft: Tomb Raider” (2001) e “Estrada para Perdição” (2002). Foi indicado por suas performances como protagonista em “Nem Tudo é o Que Parece” (2004) e recebeu outros prêmios e indicações. Craig foi eleito o sexto ator a interpretar James Bond, em outubro de 2005, semanas após concluir seu trabalho em “Munique” (2005), onde coestrelou com Eric Bana sob a direção de Steven Spielberg. Ele é o primeiro ator loiro a interpretar o agente 007.

Quatro veteranos astros dos filmes de Bond anteriores – Sean Connery, Roger Moore, Timothy Dalton e Pierce Brosnan – indicaram Craig como uma boa escolha para o personagem. Outros trabalhos memoráveis do ator incluem: “A Bússula de Ouro” (2007), “Cowboys & Aliens” (2011), “A Casa dos Sonhos” (2011), “Logan Lucky: Roubo em Família” (2017) e “Entre Facas e Segredos” (2019). Daniel Craig é casado desde 2011 com a atriz Rachel Weisz, com quem tem uma filha.


FONTE:
https://www.imdb.com/name/nm0185819/bio?ref_=nm_ov_bio_sm

Daniel Craig



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 25/10/2013 19:01:00
    Editado por Fabio Garcez