Ofertas na Amazon!


D. Afonso VI



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Portugal


Lista de revistas com participação de D. Afonso VI

O Rei de Portugal e Algarves, de 1656 até sua morte, Afonso VI [1643-1683], apelidado de “o Vitorioso”, é lembrado por uma série de vitórias militares contra a Espanha. Internamente, todavia, seu reinado foi marcado por disputas entre parentes pelo trono. Afonso era filho do Rei João IV e de Luísa de Gusmão, a qual serviu como sua regente desde sua ascensão até 1662, quando foi removida por Afonso e seu favorito, Luís de Vasconcelos e Sousa, 3.º Conde de Castelo Melhor. O seu reinado viu o final da Guerra da Restauração e o reconhecimento pela Espanha da independência de Portugal. Afonso também negociou alianças com a França através de seu casamento com Maria Francisca de Saboia. No entanto, era fisicamente e mentalmente fraco, o que fez com que seu irmão mais novo, Pedro, Duque de Beja, conspirasse, em 1668, para o declarar incapaz.

Pedro tornou-se regente do reino, anulou o casamento de Afonso e casou-se com a princesa Maria Francisca de Saboia, Rainha de Portugal. Afonso passou o resto de seu reinado praticamente como prisioneiro. Instalado na ilha Terceira, ali permaneceu ao longo de cinco anos. Viveu caprichoso, em turbulência constante e com grande violência física, nem mesmo poupava os criados. Em fins de 1673, descobriu-se em Lisboa uma conspiração para favorecer seu regresso. Diversos conspiradores foram mesmo enforcados no Rossio. O Rei, mandado vir, chegou a Lisboa em 14 de setembro de 1674 e foi conduzido ao Palácio de Sintra.

Durante nove anos, viveu ali, fechado em seus aposentos, com servidores da inteira confiança do duque de Cadaval. No início de 1683, foi sangrado e tomou purgas. Em 30 de maio teve agastamentos, com dores. Na manhã de 12 de setembro teve um acidente apoplético, ficou sem fala e morrendo logo em seguida. O autor Montalvão Machado, em “Causas de Morte dos Reis Portugueses” – Lisboa, 1974 –, afirma que o Rei morreu de tuberculose pulmonar, como outros filhos de João IV de Portugal e a princesa Luísa de Gusmão, juntamente com o seu irmão Pedro II de Portugual e Maria Francisca no Panteão dos Braganças, na cidade de Lisboa.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_VI_de_Portugal

D. Afonso VI



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Marcos Nash
  • Adicionado por
    Marcos Nash
    em 06/09/2020 00:51:00
    Editado por Fabio Garcez