Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2936)
B
(2641)
C
(3949)
D
(2801)
E
(1447)
F
(1434)
G
(2029)
H
(1550)
I
(792)
J
(2128)
K
(1288)
L
(1879)
M
(3758)
N
(1042)
O
(752)
P
(2521)
Q
(185)
R
(2208)
S
(3934)
T
(2650)
U
(306)
V
(916)
W
(514)
X
(282)
Y
(255)
Z
(608)
Curly Bill
Licenciador:
Personagem Real
Lista de revistas com participação de Curly Bill
William Brocius [1845-1882], mais conhecido como Curly Bill Brocius, foi um fora-da-lei na área do condado de Cochise, Arizona, durante o final da década de 1870 e início da década de 1880. Brocius teve uma série de conflitos com os homens da lei da família Earp e foi citado como um dos indivíduos que participaram do assassinato de Morgan Earp. Wyatt Earp e um grupo de deputados, inclusive seu irmão Warren Earp, perseguiram aqueles que acreditavam ser os responsáveis pela morte de Morgan. O grupo Earp inesperadamente encontrou Curly Bill e seu bando em 24 de março de 1882, em Iron Springs (atual Mescal Springs). De acordo com Wyatt Earp – e um relatório anônimo para The Tombstone Epitaph – ele estava na liderança do pelotão quando, de repente, eles se depararam com o acampamento dos cowboys nas nascentes, a menos de nove metros atrás de um aterro.
Os criminosos começaram a atirar assim que Earp desmontou e pensaram por um momento que eles haviam atirado nele, mas, ao invés disso, acertaram o chifre da sela. Texas Jack Vermillion, cujo cavalo foi morto, permaneceu frio sob o fogo e ficou perto de Wyatt durante a luta. Doc, Johnson e McMasters dispararam suas armas e buscaram cobertura. Warren Earp estava em uma missão na época. Dezoito meses antes, Wyatt Earp protegeu Brocius contra uma turba pronta para linchá-lo por matar o xerife da cidade Fred White, e então prestou testemunho que ajudou a livrá-lo de uma condenação por assassinato. No atual tiroteio, Brocius havia atirado em Earp com sua espingarda, mas errou. Earp respondeu ao fogo sobre seu cavalo e matou Brocius com uma carga de chumbo grosso no estômago, a qual quase o cortou ao meio.
Brocius caiu na água na beira da nascente. Os cowboys dispararam vários tiros, mas o fogo dos homens da lei foi tão intenso que, os que conseguiram, partiram. O casaco comprido de Earp foi perfurado por balas em ambos os lados. Outra bala atingiu o calcanhar da bota e o chifre da sela, queimou a pele da sela e errou Wyatt por pouco. Earp sacou sua pistola e atirou em Johnny Barnes, no peito, e em Milt Hicks, no braço. Vermillion tentou recuperar seu rifle preso na bainha sob seu cavalo caído e, com isso, expôs-se aos tiros dos cowboys. Doc Holliday o ajudou a obter cobertura. Earp teve problemas para remontar seu cavalo devido a uma cartucheira que escorregou por suas pernas, mas finalmente conseguiu montá-lo e recuar. McMasters foi atingido por uma bala que cortou as alças de seus binóculos.
O biógrafo de Earp, John Flood, escreveu que os cowboys enterraram o corpo de Brocius no rancho próximo de Frank Patterson, perto do rio Babocomari, próximo ao sítio original do rancho McLaury, o qual, acredita-se, tenha pertencido originalmente a Frank Stilwell. O túmulo de Brocius nunca foi identificado. Devido a seu apelido, “Curly Bill” Brocius foi confundido com “Curly Bill” Graham, outro fora-da-lei da mesma região geográfica e período de tempo. Graham foi morto em um tiroteio pelo vice-xerife James D. Houck, em 17 de outubro de 1887, e enterrado em Young, Arizona, mas não é considerado pelos historiadores o mesmo Curly Bill de Charleston e Tombstone. A data de nascimento de Brocius, nome de nascimento e local de nascimento não são conhecidos. Nos jornais da época, Brocius era conhecido alternadamente como “Curly Bill” e “Curley Bill”.
A pesquisa histórica sobre a morte de Brocius revelou duas identidades anteriores possíveis. Denis McLoughlin em The Encyclopedia of the Old West relata que Brocius era do Missouri e se chamava William B. Graham. A caminho de Tucson, Brocius pediu a Wyatt Earp que lhe recomendasse um advogado. Wyatt Earp investigou a história sobre o tempo de Brocius no Texas e descobriu que Brocius havia sido condenado por roubo em El Paso, Texas, durante o qual um homem foi morto. Zabriskie processou Brocius pelo crime, e “ele foi julgado e condenado à penitenciária, mas conseguiu escapar pouco após ser encarcerado”. Pesquisadores modernos relacionaram Brocius com um homem conhecido como William “Curly Bill” Bresnaham, o qual foi condenado por uma tentativa de roubo no Texas em 1878, junto com outro bandido chamado Robert Martin.
Os homens foram condenados e sentenciados a cinco anos de prisão, mas ambos escaparam, presumivelmente para o sudoeste do território do Arizona. De acordo com o historiador Robert M. Utley, Robert Martin foi membro da gangue de bandidos de Jesse Evans no Novo México, entre meados e final da década de 1870. Billy the Kid juntou-se brevemente a este grupo antes de trabalhar para John Tunstall. A gangue de Evans, um consórcio frouxo de malfeitores conhecido como “The Boys”, lutou contra os “Reguladores” durante a Guerra do Condado de Lincoln. Por causa do período de tempo, do local e de sua amizade com Martin, Curly Bill Brocius pode ter sido membro da gangue Evans também.
FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/William_Brocius
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 06/10/2012 18:00:00
Editado por
Guia dos Quadrinhos
,
Fabio Garcez
,
Márcio dos Santos
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*