Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(60)
A
(3090)
B
(2759)
C
(4119)
D
(2901)
E
(1522)
F
(1496)
G
(2141)
H
(1612)
I
(828)
J
(2214)
K
(1354)
L
(1974)
M
(3939)
N
(1105)
O
(789)
P
(2647)
Q
(193)
R
(2342)
S
(4119)
T
(2759)
U
(329)
V
(961)
W
(537)
X
(287)
Y
(262)
Z
(623)
Cumacanga
Nome original:
Curacanga
Licenciador:
Domínio Público
País de origem:
Brasil
Lista de revistas com participação de Cumacanga
A Cumacanga é uma lenda do folclore brasileiro regionalmente do Pará, e no Maranhão é conhecida como Curacanga. Ela é uma mulher amaldiçoada por se envolver com um padre ou é a sétima filha de qualquer mulher. Durante a meia-noite de sextas feiras (ou em noite de Lua cheias em algumas versões), sua cabeça deixa seu corpo e voa pelos ares envolta a chamas, assustando a todos que encontra pela frente. Ao primeiro cantar do galo, a cabeça retorna ao corpo.
Conta que o único modo de evitar a sétima filha se torne uma Cumacanga é tornar a sexta filha madrinha da sétima. Existe também um modo de descobrir a identidade de uma Cumacanga. No momento que alguém se encontra com a mesma, a pessoa deve oferecer uma agulha virgem. No dia seguinte, ela volta na forma humana para buscar a agulha,e assim sua identidade será revelada.
É muito provável que esse mito tenha sugerido após avistamentos de fogo-fátuos, surgido através da emanação de gás metano de animais mortos. Há ainda aqueles que atribuem as aparições da Cumacanga à fenômenos extraterrestres.
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Marcos Nash
em 18/02/2019 05:43:00
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*