Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Costello



Nome: Lou Costello
Licenciador: Personagem Real
País de origem: Estados Unidos da América


Lista de revistas com participação de Costello

Lou Costello [1906-1959], nascido Louis Francis Cristillo, em Paterson, Nova Jérsei, filho de Helen (Rege) e Sebastiano Cristillo. Seu pai era da Calábria, Itália, e sua mãe era uma americana de ascendência italiana, francesa e irlandesa. Criado em Paterson, Costello largou o colégio e foi para o oeste para entrar no cinema. Ele conseguiu um emprego como carpinteiro na MGM e na Warner Brothers. Trabalhou como dublê e depois foi para o Vaudeville como comediante. Em 1931, enquanto trabalhava no Brooklyn, seu parciro de cena ficou doente e o caixa do teatro, Bud Abbott, o substituiu. Os dois fizeram sucesso como dupla e, durante a década de 1930, trabalharam em casas de shows burlescos, Vaudeville e cinemas. Em 1938, ganharam exposição nacional através do programa de rádio Kate Smith Hour e assinaram com a Universal Pictures no ano seguinte.

Seu primeiro longa-metragem foi “Noite Tropical” (1940), no qual tiveram atuações impecáveis e consolidaram sua imagem como uma dupla de sucesso. Em seguida, filmaram “Ordinário, Marche!” (1941), um sucesso estrondoso, o qual arrecadou o que, até então, era o recorde da empresa: de US$ 10 milhões. Em 1942, Abbott e Costello lideraram uma pesquisa de estrelas de Hollywood. Eles tinham seu próprio programa de rádio – na ABC (1941-1946) e na NBC (1946-1949) – e programa de TV: “The Abbott and Costello Show” (1952). Após a guerra, seus filmes mudaram de fórmula para uma em que eles encontrariam vários monstros ou se encontrariam em locais exóticos. Desta leva, podems er citados: “Abbott e Costello Encontram Frankenstein” (1948), “Bud Abbott & Lou Costello e o Homem Invisível” (1951), “Bud Aboott e Lou Coastello no Planeta Marte” (1953) e “Caçando Múmias no Egito” (1955).

A dupla se separou em 1957, após problemas com a Receita Federal e ambos sem dinheiro. Depois disso, Lou apareceu em alguns programas de televisão e no filme “Minha Noiva é um Colosso” (1959), lançado poucos meses após a sua morte. Costello sempre suspeitou que a Universal Pictures os tivesse enganando em alguns dos lucros de suas fotos, mas nunca pôde provar, e essa era uma das razões pelas quais ele não se sentia culpado por levar para casa adereços caros dos sets de filmagens da Universal. Certo dia, seu empresário parou em uma loja de materiais fotográficos em Hollywood para comprar um filme para sua câmera e notou que clipes de filmes de Abbott & Costello, dos quais nunca tinha ouvido falar, eram vendidos ali. Após uma investigação mais aprofundada, ele descobriu que a Universal havia compilado cenas dos primeiros filmes da dupla para venda no então florescente mercado doméstico, de 8mm, sem nada pagar aos artistas, o que violava claramente os contratos da equipe com o estúdio.

Eles processaram a Universal e receberam um acordo extrajudicial pesado. Ele e o parceiro Bud Abbott não obtiveram o que queriam dos roteiros dos filmes que receberam na Universal, o que fez com que os levassem a Stan Laurel, para que os três pudessem trabalhar nos roteiros juntos. Quando seu coração começou a fraquejar após o surto de febre reumática, ele ainda insistia em realizar algumas de suas próprias cenas de ação para seus filmes. Nos últimos anos, Chris Costello – filha de Lou –negou veementemente que houvesse qualquer sentimento de ódio entre seu pai e Bud Abbott.

De fato, eles haviam tido um desentendimento em meados dos anos 1940, e ficaram sem se falar por um tempo. Então, após o tributo de Abbott ao filho falecido de Costello, Lou Jr., eles fizeram as pazes. Curiosamente, Costello tinha uma área calva na cabeça, a qual disfarçava com graxa de sapato. Lou Costello morreu em três de março de 1959, em decorrência de um ataque cardíaco fulminante. Ele foi casado com Anne Costello de 1934 a 1959, com quem teve quatro filhos. A famosa dupla de cômicos também apareceu nos quadrinhos, publicada pela St. John nos EUA e, no Brasil, pela Trieste e pela Abril.


FONTE:
https://www.imdb.com/name/nm0182579/bio?ref_=nm_ov_bio_sm

Costello



Relate algum problema encontrado nesse personagem