Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Corbett, O Bailarino



Nome: James John Corbett
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Corbett, O Bailarino

James John Corbett [1866-1933] foi um pugilista americano, campeão dos pesos-pesados entre 1892 e 1897. James Corbett foi considerado um inovador na arte de boxear devido a sua nova e apurada técnica de luta. Para muitos historiadores, foi a partir de Corbett que o boxe deixou de ser encarado como uma mera briga entre duas pessoas e passou a ser considerado realmente uma prática esportiva. Corbett iniciou sua carreira no boxe em 1886, um ano após as regras do Marquês de Queensberry terem se tornarem mandatórias, o que marcou o início da era moderna do boxe. Seu estilo de luta era muito diferente ao dos demais boxeadores de seu tempo e, com isso, Corbett foi capaz de acumular muitas vitórias.

Finalmente, em 1892, James Corbett teve a oportunidade de lutar pelo título mundial dos pesos-pesados, quando desafiou o grande campeão John Lawrence Sullivan [1858-1918]. Esquivou-se dos diretos de Sullivan e usou jabs para minar seu oponente. Corbett surpreendeu a todos quando nocauteou o campeão no 21º assalto. Uma vez campeão mundial dos pesos-pesados, Corbett conseguiu defender seu título uma única vez, quando, em 1894, nocauteou o renomado pugilista britânico Charley Watson Mitchell [1861-1918]. Apesar da vitória contra Mitchell, Corbett começava a se descuidar nas preparações para as lutas, por conta de sua vida desregrada e de seu problema com o alcoolismo. Desta forma, a inevitável perda de sua hegemonia aconteceu, em 1897, quando foi nocauteado pelo britânico Robert James Fitzsimmons [1863-1917].

Após perder seu cinturão, Corbett ainda disputou mais quatro lutas e perdeu três delas. Incapaz de exibir uma recuperação, em 1903, Corbett decidiu encerrar sua carreira. Após largar o boxe, Corbett decidiu realizar seu sonho de se tornar ator. Entre 1913 e 1930, apareceu em alguns poucos filmes de baixo orçamento. Morreu em 1933, aos 77 anos, e foi sepultado no Cypress Hills Cemetery, no Brooklyn. Em 1990, James Corbett fez parte da primeira seleção de boxeadores que entraram para galeria dos mais distintos boxeadores de todos os tempos, hoje imortalizados no International Boxing Hall of Fame.


CORBETT NAS TELAS

Em 1894, o mais antigo estúdio de cinema americano, Edison Studios, de Thomas Edison, filmou uma exibição de box entre James J. Corbett e Peter Courtney, para ser exibida no aparelho inventado por Edison, o Cinetógrafo. A luta consistia de seis rounds de um minuto.

Em 1897, a luta entre Corbett e Bob Fitzsimmons foi documentada, filmada pela Veriscope Company.

Em 1898, Siegmund Lubin filmou a luta entre Corbett e Sailor Sharkey.

Além dos documentários, Corbett atuou em vários filmes e seriados, como “The Midnight Man” (1919), lançado pela Universal Pictures.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/James_J._Corbett

Corbett, O Bailarino



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 23/11/2009 23:51:00
    Editado por Fabio Garcez