Ofertas na Amazon!


Confucio



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Confucio

Confúcio, também conhecido como K'ung Ch'iu, K'ung Chung-ni ou Confucius, nasceu em meados do século VI (551 a.C.), em Tsou, uma pequena cidade no estado de Lu, hoje Shantung. Segundo algumas fontes antigas, teria nascido em 27 de agosto de 551 a.C., ou seja, no vigésimo primeiro ano do duque Hsiang. Esse estado é denominado de "terra santa" pelos chineses. Confúcio estava longe de se originar de uma família abastada, embora seja dito que ele tinha ascendência aristocrática. Seu pai, Shu-Liang He, antes magistrado e guerreiro de certa fama, tinha 70 anos quando se casou com a mãe de Confúcio, uma jovem de 15 anos chamada Yen Cheng Tsai, a qual diziam ser descendente de Po Chi'in, o filho mais velho do Duque de Chou, cujo sobrenome era Chi.

Dos 11 filhos, Confúcio era o mais novo. Seu pai morreu quando ele tinha três anos de idade, o que o obrigou a trabalhar desde muito jovem para ajudar no sustento da família. Aos 15, resolveu dedicar suas energias em busca do aprendizado. Em vários estágios de sua vida, empregou suas habilidades como pastor, vaqueiro, funcionário público e guarda-livros. Com 19 anos, casou-se com uma jovem chamada Chi-Kuan. Confúcio teve um filho chamado K'ung Li. A filosofia de Confúcio sublinhava uma moralidade pessoal e governamental, os procedimentos corretos nas relações sociais, a justiça e a sinceridade. Estes valores ganharam predominância na China em relação a outras doutrinas, como o legalismo e o taoismo, durante a Dinastia Han. Os pensamentos de Confúcio foram desenvolvidos em um sistema filosófico conhecido por confucionismo.

Por nenhum texto ser comprovadamente de autoria de Confúcio e as ideias mais comumente atribuídas a ele terem sido redigidas durante o período entre a sua morte e a fundação do primeiro império chinês em 221 a.C., muitos acadêmicos são muito cautelosos em atribuir asserções específicas ao próprio Confúcio. Os seus ensinamentos podem ser encontrados na obra Analectos de Confúcio, uma coleção de aforismos compilados muitos anos após a sua morte. Por cerca de dois mil anos, pensou-se ter sido Confúcio o autor ou editor de todos os Cinco Clássicos, como o Clássico dos Ritos e Os Anais de Primavera e Outono. Os princípios de Confúcio tinham base nas tradições e crenças chinesas comuns. Favoreciam uma lealdade familiar forte, veneração dos ancestrais, respeito com os idosos e a família como a base para um governo ideal.

Aos 51 anos, Confúcio obteve um posto oficial no estado de Lu. Mas, ele demitiu-se do cargo poucos anos depois, porque não queria confundir-se com aqueles cujas ideias e conceitos de valor ele não podia compartilhar. Assim, começou a viajar por diversos reinos, com o objetivo de persuadir seus governadores a aceitar suas ideias políticas, mas não encontrou um lugar para realizar tal intento. Ao viajar e conversar, atraiu muitos discípulos, impressionados com a sua sabedoria e a elevação de seu caráter.

Confúcio viajou por diversos lugares, esteve em íntimo contato com o povo e pregou a necessidade de uma mudança total do sistema de governo por outro que se destinasse a assegurar o bem-estar dos súbditos e pusesse em prática processos tão simples como a diminuição de contribuições o abrandamento das penalidades. Suas ideias expandiram-se pelo país e por toda a China. Durante 14 anos, ele viajou por sete reinos. Ao completar 68 anos, Confúcio voltou a sua terra natal, Qufu, no estado de Lu, onde ensinava seus estudantes, coligia e ordenava os livros clássicos até sua morte em 479 a. C., aos 73 anos.


FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Conf%C3%BAcio

Confucio



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 13/04/2011 17:53:00