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Clint Eastwood



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Clint Eastwood

Clinton Eastwood Jr. nasceu em 31 de maio de 1930, em San Francisco. Quando tinha 19 anos, seus pais se mudaram para Washington e o jovem Eastwood trabalhou em alguns empregos braçais no noroeste do Pacífico. Durante a década de 1950, conseguiu pequenos papéis não creditados em filmes “B”, como “A Revanche do Monstro” (1955) e “Tarântula!” (1955), enquanto cavava piscinas e dirigia um caminhão de lixo para complementar sua renda. Em 1958, conseguiu seu primeiro papel importante na série de TV “Rawhide”, o qual o tornou um rosto conhecido para telespectadores em todo o país. O grande avanço de Eastwood na tela grande veio com os excelentes westerns spaghetti de Sergio Leone: “Por Um Punhado de Dólares” (1964), “Por uns Dólares a Mais” (1965) e “Três Homens em Conflito” (1966). Fez sucesso em seu primeiro western rodado nos EUA: “A Marca da Forca” (1968). Ele seguiu com o papel principal em “Meu Nome é Coogan” (1968), antes de co-estrelar ao lado de Richard Burton no épico da Segunda Guerra “O Desafio das Águias” (1968) e Lee Marvin no musical bizarro “Os Aventureiros do Ouro” (1969).

Em “Os Abutres Têm Fome” (1970) e “Os Guerreiros Pilantras” (1970), Eastwood inclinou-se para uma direção experimental ao combinar ação com humor excêntrico. O ano de 1971 foi agitado para ele: estrelou como um desprezível soldado da União no aclamado pela crítica “O Estranho que Nós Amamos” (1971); estreou na direção com o clássico thriller erótico “Perversa Paixão (1971)”; ajudou a popularizar o gênero policial com “Perseguidor Implacável (1971)”, no papel de um policial taciturno o quale resolve tudo com sua magnum 44. A partir de então, lançou um fluxo constante de filmes divertidos: os westerns “Joe Kidd” (1972), “O Estranho sem Nome” (1973) e “Josey Wales, o Fora da Lei” (1976); as sequências de Perseguidor Implacável, “Magnum 44” (1973) e “Sem Medo da Morte (1976)”; as aventuras na estrada, “O Último Golpe” (1974) e “Rota Suicida” (1977); além do filme de prisão baseado em fatos reais, “Alcatraz: Fuga Impossível” (1979). Entrou no gênero comédia em 1978 com “Doido para Brigar... Louco para Amar” (1978), o qual se tornou um grande sucesso em sua carreira. “Escalado para Morrer” (1975) não fez grande sucesso, mas de forma geral os anos 1970 foram de sucessos quase ininterruptos.

Eastwood deu início à década de 1980 com “Punhos de Aço: Um Lutador de Rua” (1980), o quarto filme de Dirty Harry, “Impacto Fulminante” (1983), “Bronco Billy (1980)”, “Raposa de Fogo” (1982), “Um Agente na Corda Bamba” (1984), “Cidade Ardente” (1984), “O Cavaleiro Solitário” (1985) e “O Destemido Senhor da Guerra” (1986), todos sólidos sucessos, exceto “Honkytonk Man – A Última Canção” (1982), único fracasso comercial do período. Em 1988 fez o quinto e último filme de Dirty Harry, “Dirty Harry na Lista Negra” (1988), o qual não teve o poder de bilheteria dos filmes anteriores. Seguiram-se bombas como “Cadillac Cor-de-Rosa” (1989) e “Rookie: Um Profissional do Perigo” (1990). Ele então começou a assumir projetos discretos. Dirigiu “Bird” (1988), um filme biográfico de Charlie Parker o qual lhe rendeu um Globo de Ouro. Também estrelou e dirigiu “Coração de Caçador” (1990), uma cinebiografia irregular de John Huston. Eastwood deu a volta por cima com o premiado “Os Imperdoáveis (1992)”, o qual lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar na categoria Melhor Ator e um Oscar de Melhor Diretor. Em seguida, produziu e protagonizou “Na Linha de Fogo” (1993), apostou no interessante, mas mal recebido, “Um Mundo Perfeito” (1993), mas surpreendeu público e crítica com uma atuação sensível em “As Pontes de Madison” (1995), uma história de amor ao lado Meryl Streep.

Dos filmes subsequentes, “Poder Absoluto” (1997) e “Cowboys do Espaço” (2000) se saíram bem, mas “Crime Verdadeiro” (1999) e “Dívida de Sangue” (2002) tiveram uma recepção morna, assim como “Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal” (1997), o qual apenas dirigiu. Todavia, com “Menina de Ouro” (2004) voltou a impactar em um drama de enorme sucesso, o qual arrebatou quatro estatuetas, inclusive Melhor Filme e Melhor Diretor para Eastwood. Ele também obteve sua segunda indicação de Melhor Ator. Seu próximo trabalho, “Gran Torino” (2008), arrecadou quase US$ 30 milhões em seu fim de semana de estreia. Na cadeira de diretor, comandou bons filmes: “Sobre Meninos e Lobos” (2003), “A Conquista da Honra” (2006), “Cartas de Iwo Jima” (2006), “A Troca” (2008), “Invictus” (2009), “Além da Vida (2010)”, “J. Edgar” (2011), “Jersey Boys: Em Busca da Música” (2014), “Sniper Americano” (2014), “Sully: O Herói do Rio Hudson” (2016) e “15h17: Trem Para Paris” (2018). De volta às telas, interpretou um improvável mensageiro de drogas em “A Mula” (2018) e dirigiu “O Caso Richard Jewell” (2019).

FONTE:
https://www.imdb.com/name/nm0000142/bio?ref_=nm_ov_bio_sm

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  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 01/04/2011 18:39:00