Vertigo: Além do Limiar


Ciro Gomes



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Ciro Gomes

Ciro Ferreira Gomes nasceu em Pindamonhangaba em seis de novembro de 1957, é político, advogado e professor universitário filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), do qual é vice-presidente. Ele foi deputado estadual por duas legislaturas no Ceará, o 43.º prefeito de Fortaleza, o 52.º governador do Ceará, ministro da Fazenda do Governo Itamar Franco durante a implantação do Plano Real e ministro da Integração Nacional durante o projeto de transposição do rio São Francisco no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Seu último mandato político foi o de deputado federal, entre 2007 e 2011. Radicado em Sobral, Ceará, cidade de sua família paterna, desde 1962, é formado em direito pela Universidade Federal do Ceará.

Foi professor de direito tributário e direito constitucional. Escreveu três livros na área de economia política: “No País dos Conflitos” (1994), “O Próximo Passo – Uma Alternativa Prática ao Neoliberalismo” (1995) e “Um Desafio Chamado Brasil” (2002). Também atuou como pesquisador visitante na Harvard Law School. No setor privado, foi presidente da Transnordestina S/A e um dos diretores da Companhia Siderúrgica Nacional. Dois de seus quatro irmãos seguiram carreira política: Cid Gomes, governador do Ceará por dois mandatos e Ivo Gomes, prefeito de Sobral, onde seu pai também exerceu o mesmo cargo. Seu tio, Vicente Antenor Ferreira Gomes, foi prefeito do município de Itapipoca em 1992 e deputado estadual no estado do Ceará em 1982.

Em 2017, Ciro tornou-se vice-presidente nacional do PDT. Foi candidato à presidência da República na eleição presidencial de 2018, na qual colocou-se em terceiro lugar. Em dezembro de 2019, Ciro mencionou em uma entrevista à rede alemã de televisão Deutsche Welle ter terminado de preparar o seu quarto livro, cujo tema, segundo ele, seria a "construção de uma proposta concreta, audaciosa e algo irrealista, com propostas de caminhos para realizar". Na entrevista, fez duras críticas ao governo de Bolsonaro, afirmando que ele não chegaria ao final do mandato. No dia 22 de abril de 2020, Ciro Gomes entrou com pedido de impeachment contra Bolsonaro, por crimes de responsabilidade, insurgência contra o direito à saúde e crimes contra a segurança nacional.

Ele lançou o livro "Projeto Nacional - O Dever da Esperança" oficialmente no mês de junho, de forma online devido à pandemia de COVID-19 e atingiu o #1 de vendas na loja brasileira da Amazon. Em 27 de janeiro de 2021, seu partido PDT protocolou novo pedido de impeachment contra Bolsonaro, junto com outros partidos de oposição, por descumprimento da lei de medidas emergenciais contra a pandemia. Já em março, o partido entrou com um pedido à PGR de interdição do presidente, com a alegação de falta de capacidades mentais plenas para continuar a exercer do cargo. No mesmo mês, foi revelado que Ciro Gomes havia virado alvo de inquérito da Polícia Federal, a pedido do próprio Bolsonaro, por tê-lo criticado em uma entrevista.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciro_Gomes

Ciro Gomes



Relate algum problema encontrado nesse personagem