Ciclope



Nome: Scott Summers
Nome original: Cyclops
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jack Kirby, Stan Lee

Lista de revistas com participação de Ciclope

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Uncanny X-Men, The (1963)  n° 1 - Marvel Comics
  • Brasil
    Edições Gep  n° 1 - Gep
Um dos super-heróis mutantes das HQs dos “X-Men”.

Ciclope foi um dos primeiros alunos do Professor X (o cérebro da equipe), fazendo parte da primeira formação dos X-Men.

Ele é filho do Pirata Espacial Corsário e irmão de Alex Summers, o também herói Destrutor. Foi casado com Madelyne Pryor, que era um clone da x-man Jean Grey, com quem teve um filho chamado Nathan Summers, que no futuro se tornou o herói Cable. Após a morte de Madelyne, Ciclope voltou para Jean, com quem se casou.

No cinema, foi interpretado por James Marsden (o marido de Lois Lane na nova versão cinematográfica de "Superman").

A origem de Ciclope só seria revelada anos depois de sua estréia: a família Summers voltava de uma visita aos avôs de Scott no Alaska, em um aeroplano pilotado por seu pai, Christopher Summers, major da Força Aérea Americana. Quando estavam próximos ao cabo Yakataga, ainda no Alasca, o aeroplano foi atingido. Scott Summers tinha 10 anos e Alex seis. Sua mãe, Katherine Anne Summers, bota em Scott o único pára-quedas do avião, e fala para ele abraçar seu irmão. Quando os dois saltam, o pára-quedas funciona perfeitamente, mas começa pegar fogo. Em seguida, o avião explode e seus corpos não foram encontrados. Seus pais na verdade foram atingidos por uma nave alienígena Shiar e capturados por eles antes da explosão. Milagrosamente, apesar do pára-quedas em chamas, as crianças conseguem pousar sem graves ferimentos, e são salvas por pessoas que estavam na região. Ao cair, Scott sofre um ferimento na cabeça e um trauma psicológico que futuramente não lhe permitiria pleno domínio de suas habilidades mutantes. Depois de algum tempo hospitalizados, os meninos são levados para um orfanato em Nebraska, dirigido por Michael Milbury, que na verdade era ninguém menos do que o Sr. Sinistro disfarçado.

Alex, sendo mais novo, logo é adotado por uma família inglesa. Ao que parece Sinistro facilitou essa ida de Alex, a fim de deixar Scott mais vulnerável emocionalmente. E assim o garoto permanece por mais algum tempo no lugar, onde é, discretamente, alvo de experiências genéticas e psicológicas de Sinistro, que também se disfarçava como um outro órfão chamado Nathan, tornando-se amigo de Scott.

As constantes dores de cabeça de Scott, presentes desde o incidente, são diagnosticadas como problema de vista e Scott passa a usar um óculos de quartzo Rubi projetado secretamente por Sinistro. Depois, seu poder despertou e o único material que conseguia segurar seus poderosos raios opticos eram seus proprios óculos de quartzo rubi. O trauma da queda, a solidão e o medo de perder o controle de seus poderes o fez decidir por nunca se descontrolar, tornando-se desde então uma pessoa racional e metódica. Por outro lado, Scott acaba ficando para sempre dependente do quartzo-rubi para conter seu imenso poder.

Uma série de acontecimentos o fez aliar-se a um criminoso chamado Jack Winters, Ele é salvo por Charles Xavier, que o leva para seu Instituto, no condado de Westchester, Nova Iorque. Lá Scott aprende a utilizar melhor os seus poderes. Contudo, ainda não é capaz contê-lo, sendo forçado a utilizar sempre um visor projetado para ele.

Scott se torna o primeiro X-Man, sua mais nova família. E logo depois que a equipe é formada, eles já se deparam com uma difícil missão: Enfrentar Magneto.

Sua capacidade de liderança faz com que em poucas missões já se torne o líder da equipe. posto que ocuparia em quase toda sua trajetória nos X-Men. Sua devoção e dedicação ao ideal de Xavier sempre foi inquestionável, fazendo com que ele sempre se sacrificasse em nome da equipe.

Ciclope nutre um sentimento muito forte por Jean Grey, sua companheira de grupo e finalmente os revela para ela. Logo os dois começam um longo relacionamento.


Relate algum problema encontrado nesse personagem