Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(59)
A
(2969)
B
(2656)
C
(3992)
D
(2822)
E
(1463)
F
(1447)
G
(2052)
H
(1559)
I
(795)
J
(2142)
K
(1296)
L
(1903)
M
(3788)
N
(1055)
O
(761)
P
(2540)
Q
(187)
R
(2224)
S
(3971)
T
(2671)
U
(307)
V
(925)
W
(519)
X
(283)
Y
(257)
Z
(612)
Chiquinho Gavião
Nome original:
Henery Hawk
Licenciador:
Warner Bros.
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Chuck Jones
Lista de revistas com participação de Chiquinho Gavião
Chiquinho Gavião (Henery Hawk no original) é um personagem clássico dos Looney Tunes e Merrie Melodies, criado por Chuck Jones e Robert McKimson. Ele apareceu pela primeira vez no desenho The Squawkin' Hawk (1942), dirigido por Jones.
Características:
Personalidade: Chiquinho é um pequeno gavião teimoso e determinado. Apesar do tamanho diminuto, ele se acha feroz e está sempre em busca de capturar galinhas para provar sua bravura.
Interação com outros personagens: Seu alvo principal é o Frangolino (Foghorn Leghorn), um galo falastrão e cheio de truques. Frangolino muitas vezes engana Chiquinho, fazendo-o acreditar que um cachorro ou outro animal é, na verdade, uma galinha. Ele também interage com o cachorro Barnyard Dawg, que às vezes tenta usá-lo para pregar peças no Frangolino.
Aparência: Pequeno e marrom, com um bico curto e olhos grandes expressivos. Sua postura é sempre determinada, tentando parecer mais ameaçador do que realmente é.
Participações notáveis:
Walky Talky Hawky (1946) – Primeira aparição ao lado de Frangolino.
You Were Never Duckier (1948) – Chiquinho aparece tentando capturar Patolino disfarçado de galinha.
Henhouse Henery (1949) – Mais uma tentativa frustrada de capturar uma galinha.
Apesar de não ser um dos personagens mais famosos da Warner Bros., Chiquinho Gavião é um exemplo de humor baseado na teimosia e na ironia, já que seu desejo de ser um caçador implacável sempre esbarra em sua ingenuidade.
Nos quadrinhos, Chiquinho Gavião (Henery Hawk) também teve algumas participações, embora nunca tenha sido um personagem principal nas revistas da Looney Tunes. Ele apareceu principalmente em histórias curtas, muitas vezes ao lado de Frangolino (Foghorn Leghorn) e do cachorro Barnyard Dawg.
Aparições nos quadrinhos
Looney Tunes & Merrie Melodies Comics (1940–1950s): Ele teve aparições ocasionais, seguindo o mesmo estilo dos desenhos animados, sempre tentando capturar galinhas e sendo enganado por personagens maiores e mais astutos.
Foghorn Leghorn and Friends: Algumas edições dedicadas ao Frangolino traziam Chiquinho como coadjuvante recorrente. Essas histórias mantinham seu jeito teimoso, mas às vezes exploravam tramas diferentes, como ele tentando se tornar um herói ou provando seu valor para outros pássaros de rapina.
Looney Tunes (DC Comics, anos 90–2000s): A DC Comics publicou Looney Tunes em formato mensal, e Chiquinho fez algumas aparições cômicas, principalmente como um rival irritadiço do Frangolino. Nessas histórias, ele era retratado de maneira mais ingênua e engraçada.
Diferenças entre animação e quadrinhos
Nos quadrinhos, como muitas histórias eram autônomas e sem a limitação de tempo dos curtas animados, Chiquinho às vezes era mostrado sendo um pouco mais esperto ou até conseguindo vantagens sobre Frangolino. No entanto, sua essência de "pequeno brigão que quer ser temido, mas acaba enganado" permaneceu.
Ele nunca chegou a ter sua própria série, mas foi um personagem coadjuvante marcante dentro do universo Looney Tunes.
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Jefferson Leite
em 17/05/2012 09:23:00
Editado por
Guia dos Quadrinhos
,
Antônio Luiz Ribeiro
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*