Vertigo: Além do Limiar


Chefe Wahoo



Nome original: Big Chief Wahoo
Licenciador: Publishers Syndicate
Criado por: Allen Saunders, Elmer Woggon

Lista de revistas com participação de Chefe Wahoo

Personagem cômico das tiras de jornais, foi popular no anos 30/40. Sua criação começou quando o cartunista Allen Saunders se associou ao artista Elmer Woggon para criar uma tira diária cômica para jornais, "The Great Gusto" (baseado em W.C. Fields). A tira foi aprovada, mas os jornais gostaram mais de um personagem coadjuvante, um índio baixinho e engraçado chamado Chefe Wahoo. Assim, em 1936, a tira diária finalmente foi lançada, com o nome mudado chamada "Big Chief Wahoo", com Gusto ficando como personagem secundário, até desaparecer por completo no decorrer da série.

Em 1940, Saunders queria dar uma nova direção a "Big Chief Wahoo", transformando-a de tira cômica e caricata em uma história de aventura, com personagens realistas. Transformar o protagonista num personagem sério estava fora de cogitação. A solução seria dar um novo e sério parceiro ao índio baixote, com este passando para segundo plano nas novas tramas, que aos poucos deixariam o humor de lado para dar ênfase à aventura. Assim, naquele ano, aterrizou de pára-quedas na aldeia o repórter fotográfico Steve Roper. Este logo se tornou o protagonista da trama (agora chamada "Steve Roper and Wahoo"), com Wahoo transformado em seu ajudante (no estilo "o amigo trapalhão do herói").

Em 1946, o divertido Chefe Wahoo começou a sumir da historieta até que, no ano seguinte, desaparecera dela por completo.

- Antônio Luiz Ribeiro


Chefe Wahoo



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Franklin Queiroz Azevedo
  • Adicionado por
    Franklin Queiroz Azevedo
    em 19/04/2009 09:50:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro