Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2918)
B
(2628)
C
(3932)
D
(2797)
E
(1435)
F
(1430)
G
(2018)
H
(1546)
I
(791)
J
(2120)
K
(1284)
L
(1873)
M
(3740)
N
(1037)
O
(748)
P
(2513)
Q
(182)
R
(2195)
S
(3915)
T
(2635)
U
(304)
V
(916)
W
(509)
X
(280)
Y
(253)
Z
(606)
Chefe Powhatan
Nome:
Wahunsunacock
Licenciador:
Personagem Real
Lista de revistas com participação de Chefe Powhatan
Powhatan [1547-1618], cujo nome próprio era Wahunsenacawh (alternadamente soletrado Wahunsenacah, Wahunsunacock ou Wahunsonacock ), foi o líder do Powhatan, uma aliança de índios americanos de língua algonquina – uma subfamília de línguas indígenas americanas a qual inclui a maioria das linguagens da família álgica – que viviam em Tsenacommacah, região de Tidewater, Virgínia, na época em que os colonos ingleses desembarcaram em Jamestown, em 1607. Powhatan liderou o principal poder político e militar enfrentado pelos primeiros colonos. Ele era o pai de Matoaka (Pocahontas). Em 1607, os colonos ingleses foram apresentados a Wahunsenacawh como Powhatan e entenderam que este último nome vinha da cidade natal de Powhatan perto das cataratas do rio James, perto da atual Richmond, Virgínia.
Powhatan aparentemente herdou a liderança de cerca de seis tribos, com sua base em Fall Line, perto da atual Richmond. Por meio da diplomacia ou da força, ele reuniu um total de cerca de 30 tribos na Confederação Powhatan no início do século XVII. Em dezembro de 1607, o soldado e pioneiro britânico John Smith, um dos líderes da colônia de Jamestown, foi capturado por uma expedição de caça liderada por Opchanacanough, irmão mais novo de Powhatan. Smith relatou em 1624 que Pocahontas – cujo nome de batismo era Matoaka –, uma das filhas de Powhatan, impediu seu pai de executá-lo. No entanto, uma vez que os relatórios de 1608 e de 1612 de Smith omitiram esse relato, muitos historiadores duvidaram de sua veracidade. Alguns acreditam que o evento que Smith contou como um prelúdio para sua execução foi uma cerimônia de adoção pela qual Smith foi ritualmente aceito como subchefe da cidade de Capahosic na aliança de Powhatan.
Em janeiro de 1609, Smith registrou a direção de alguns de seus homens para construir uma casa em estilo inglês para Powhatan, em troca de suprimentos de comida para a faminta colônia inglesa. Ambos os lados buscaram oportunidades para surpreender um ao outro. Smith seguiu para a aldeia de Opchanacanough. Quando emboscado, ele manteve Powhatan sob a mira de uma arma diante dos guerreiros. Quando Smith voltou para Werowocomoco, encontrou a casa inacabada e o local abandonado. Os homens haviam desertado para o lado de Powhatan. Quando Smith deixou a Virgínia, em 1609, a frágil paz entre colonos e algonquinos começava a se desgastar. Logo o conflito levou à Primeira Guerra Anglo-Powhatan e à expansão inglesa além de Jamestown e no território de Powhatan. Os ingleses efetivamente destruíram duas subtribos: a Kecoughtan e a Paspahegh.
Powhatan enviou Nemattanew para operar contra os ingleses no alto rio James, embora eles resistissem em Henricus. Com a captura de Pocahontas pelo capitão Samuel Argall, em 1613, Powhatan pediu a paz. Esta finalmente aconteceu com sua aliança em casamento, em cinco de abril de 1614, com John Rolfe, um importante plantador de tabaco. John Rolfe foi um dos muitos professores de Jamestown de Pocahontas, antes de seu casamento: ele a instruiu nos assuntos da nova cultura e também lhe ensinou tudo sobre o cristianismo. De acordo com vários relatos, Pocahontas e John Rolfe, de fato, se apaixonaram. Isso pode, pelo menos em parte, explicar a aparente disposição de Pocahontas para se converter ao cristianismo e permanecer com os ingleses: ela queria estar com Rolfe.
O casamento foi realizado pelo amigo de longa data de Rolfe, o reverendo Richard Buck. Enquanto isso, os ingleses continuaram a se expandir ao longo da margem do rio James. Os anos finais do idoso Powhatan foram chamados de "ineficazes". Opchanacanough se tornou o maior poder nativo da região. Após a morte de Wahunsunacock, em 1618, seu próximo irmão mais novo, Opitchapam, tornou-se oficialmente o chefe supremo. No entanto, Opchanacanough, o irmão mais novo, alcançou o maior poder e efetivamente se tornou o Powhatan. Ao iniciar o massacre indiano de 1622 e os ataques em 1644, ele tentou expulsar os ingleses da Virgínia. Essas tentativas encontraram fortes represálias dos ingleses e resultou na quase destruição da tribo.
FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Powhatan_(Native_American_leader)
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 03/03/2008 18:59:00
Editado por
Fabio Garcez
,
Márcio dos Santos
,
Antônio Luiz Ribeiro
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*