Vertigo: Além do Limiar


Chaves



Nome original: El Chavo Del Ocho
Licenciador: Roberto Bolaños
País de origem: México


Lista de revistas com participação de Chaves

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Chespirito Presenta... (1974)  n° 2 - Producciones Hm (Hernández-Medina)
  • Brasil
    Chaves & Chapolim  n° 1 - Globo
Menino órfão de 8 anos. É um menino calmo, inocente, brincalhão, porém também tem seu gênio e se defende cada vez que se sente agredido. Chaves é curioso, imprudente e tira a paciência de quem convive com ele. Porém também é sonhador, sensível e sentimental. Tem um carisma muito especial, com o qual faz ganhar o carinho das pessoas que o rodeia. Seus esforços para ser um bom estudante são em vão, já que é um menino distraído e mal alimentado. Quando Chaves se assusta lhe dá um “piripaque”, ou seja, seus movimentos são travados até que alguém molhe seu rosto.

Quando Chaves chora, não grita, ao contrário, chora pra dentro, soltando o ar e dizendo “pi pi pi pi pi”, escondendo-se no seu barril, onde refugia-se pra encontrar a tranqüilidade e a privacidade, já que como todo o menino também tem o seu cantinho especial. Como muitas crianças, ele também tem um “amigo imaginário”, que se chama Cente.

Chaves conhece o valor da amizade por isso se “choca” com os meninos “metidos e riquinhos”. O que Chaves mais gosta de fazer é comer, e é o que menos faz. Como é pobre, não tem brinquedos e se diverte com o que encontra na mão, por exemplo, um cabo de vassoura, o qual equilibra habilmente com o pé.

A resignação do Chaves é capaz de despertar a compaixão do mais duro dos corações. O anjo de guarda que foi destinado ao Chavinho trabalha em tempo extra e sempre está terrivelmente cansado, mas no final sempre consegue se sair bem livrando esse menino encantador de cujo ninguém conhece seu nome e o chamam simplesmente de “Chaves”. no Brasil, Chaves é dublado atualmente por Daniel Müller

Chaves



Relate algum problema encontrado nesse personagem