Ofertas na Amazon!


Charles Laveran



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Charles Laveran

Charles Louis Alphonse Laveran [1845-1922] nasceu no Boulevard Saint-Michel, em Paris, filho de Louis Théodore Laveran e Marie-Louise Anselme Guénard de la Tour Laveran. Tinha uma irmã e sua família vivia em um ambiente militar: seu pai era um médico do exército e professor de medicina militar, na École de Val-de-Grâce, e sua mãe era filha de um comandante do exército. Ainda jovem, a família mudou-se para a Argélia a fim de acompanhar o serviço do pai. Formou-se em Paris e concluiu o ensino superior no Collège Saint Barbe e, posteriormente, no Lycée Louis-le-Grand. Seguiu a carreira do pai. Escolheu a medicina militar e entrou na Escola de Saúde Pública de Estrasburgo, em 1863. Em 1866, tornou-se estudante de medicina residente nos hospitais civis de Estrasburgo.

Em 1867, apresentou uma tese sobre a regeneração dos nervos e obteve seu diploma de médico na Universidade de Estrasburgo. Laveran era assistente-major médico do exército francês na época da guerra franco-prussiana (1870-1871). Foi enviado a Metz, onde os franceses foram finalmente derrotados e o lugar ocupado pelos alemães. Foi designado a trabalhar no hospital de Lille e posteriormente no Hospital St. Martin (agora St Martin's House), em Paris. Em 1874, ele se classificou para um concurso pelo qual foi nomeado para a cadeira de doenças militares e epidemias, na École de Val-de-Grâce, cargo que seu pai havia ocupado. Após terminar o seu mandato, em 1878, viajou à Argélia, onde permaneceu até 1883. De 1884 a 1889, foi Professor de Higiene Militar na École de Val-de-Grâce.

Em 1894, foi nomeado Oficial Médico Chefe do hospital militar de Lille e, depois, Diretor dos Serviços de Saúde do 11º Corpo de Exército de Nantes. Nessa época, foi promovido ao posto de Oficial Médico Principal da Primeira Classe. Em 1896, ingressou no Instituto Pasteur como Chefe do Serviço Honorário para realizar uma pesquisa em tempo integral sobre doenças tropicais. Em 1880, enquanto trabalhava no Hospital militar em Constantine, Argélia, descobriu que a causa da malária é um protozoário, após observar os parasitas em um esfregaço de sangue retirado de um paciente o qual tinha acabado de morrer de malária. Ele descobriu que o organismo causador era um protozoário, o qual chamou de Oscillaria malariae, mas, posteriormente, renomeou Plasmodium.

Esta foi a primeira vez que os protozoários mostraram ser a causa de qualquer tipo de doença. A descoberta foi, portanto, uma validação da teoria dos germes das doenças. Mais tarde, Laveran trabalhou nos tripanossomos, sobretudo na doença do sono, e mostrou – uma vez mais – que os protozoários eram os responsáveis pela doença. Laveran recebeu alguns importante prêmios durante a carreira: o Bréant (Prix Bréant), da Academia Francesa de Ciências (1889); a Medalha Edward Jenner, da Royal Society of Medicine (1902), por sua descoberta do parasita da malária; e o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina (1907). Ele doou metade do Nobel para a fundação do Laboratório de Medicina Tropical do Instituto Pasteur. Em 1908, fundou a Société de pathologie exotique, da qual presidiu por 12 anos.

Ele foi eleito membro da Academia Francesa de Ciências, em 1893, e nomeado Comandante da Ordem Nacional da Legião de Honra, em 1912. Foi Diretor Honorário do Instituto Pasteur, em 1915, em seu 70º aniversário. Ele foi eleito presidente da Academia Francesa de Medicina, em 1920. Seu trabalho foi comemorado filatelicamente em um selo emitido pela Argélia, em 1954. Laveran casou-se com Sophie Marie Pidancet em 1885. Eles não tiveram filhos. Em 1922, sofreu de uma doença não especificada por alguns meses e morreu em Paris. Ele está enterrado no Cimetière du Montparnasse, em Paris. Seu nome figura no Frieze da London School of Hygiene & Tropical Medicine. Vinte e três nomes de pioneiros da saúde pública e da medicina tropical foram escolhidos para figurar no prédio da escola na Keppel Street, quando foi construída, em 1926.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Charles_Louis_Alphonse_Laveran

Charles Laveran



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 09/01/2011 15:54:00