Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Chacrinha



Nome: José Abelardo Barbosa de Medeiros
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Chacrinha

José Abelardo Barbosa de Medeiros (Surubim, 30 de setembro de 1917 — Rio de Janeiro, 30 de junho de 1988), o Chacrinha, foi um grande comunicador de rádio e um dos maiores nomes da televisão no Brasil, como apresentador de programas de auditório, enorme sucesso dos anos 50 aos 80. É autor da célebre frase que desgraçadamente sintetiza há muito tempo a realidade da televisão brasileira: "Na televisão, nada se cria, tudo se copia". Em seus programas de televisão, foram revelados para o País inteiro, nomes como Roberto Carlos, Paulo Sérgio e Raul Seixas, entre muitos outros.

INFÂNCIA
Aos 10 anos de idade, mudou-se com a família para Campina Grande, na Paraíba. Aos 17, foi estudar no Recife. Começou a cursar faculdade de Medicina em 1936 e, no 3º ano, teve o seu primeiro contato com o rádio ao dar uma palestra sobre alcoolismo.

INÍCIO DE CARREIRA
Interrompeu os estudos e foi para o Rio de Janeiro, onde se tornou locutor na Rádio Tupi. Em 1943, lançou na Rádio Fluminense um programa de músicas de Carnaval chamado "Rei Momo na Chacrinha", que fez muito sucesso. Passou então a ser conhecido como Abelardo Chacrinha Barbosa. Nos anos 50 comandaria o programa "Cassino do Chacrinha", no qual lançou vários sucessos da música brasileira como "Estúpido Cupido" de Celly Campelo e "Coração de Luto", do artista gaucho Teixeirinha.








Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 20/12/2007 20:50:00
    Editado por Márcio dos Santos