Ofertas na Amazon!


Cesar (Milo)



Nome original: Caesar (Milo)
Licenciador: Cambridge House Publishers
Criado por: Paul Dehn

Lista de revistas com participação de Cesar (Milo)

Chimpanzé líder visto nos filmes de ficção científica da série “O planeta dos macacos”, nos anos 70. Interpretado por Roddy McDowall (que também fora o pai de Cesar, Cornelius).

Cesar apareceu pela primeira vez em 1971, como filhote em “A fuga do planeta dos macacos” (o terceiro episódio). Seus pais, Cornelius e Zira, vindos do futuro, chegaram no presente através da nave do primeiro filme (1968) e explicaram aos nossos atônitos militares humanos como os símios os dominaram (ou dominarão) nos anos seguintes. Temendo que os primatas repetissem a história e os escravizassem, os humanos matam o casal. Mas o filhote, inicialmente chamado Milo, escapa, adotado em segredo por Armando (Ricardo Montalban), dono de um circo.

No filme seguinte, “A conquista do planeta dos macacos” (1972, dirigido por J. Lee Thompson), Milo (rebatizado de Cesar por Armando) já é adulto (McDowall) e ficamos sabendo que, mesmo com Cornelius e Zira mortos, todos os eventos que eles previram na fita anterior estão se realizando. Começa com uma praga vindo do espaço mata todos os cães e gatos da Terra. Os símios, por sua vez, ficaram muito mais inteligentes e os substituíem, primeiro como mascotes e, depois, como escravos. Os humanos, no entanto, criaram um estado fascista, onde a brutalidade comanda. É então que Cesar lidera a rebelião de seus irmãos contra os humanos.

No derradeiro capítulo, “A batalha pelo planeta dos macacos” (1973, também por Thompson), Cesar, agora líder do que restou da civilização, se empenha em mudar a linha temporal, dando ao mundo um futuro melhor, onde humanos e símios coexistem em harmonia. O filme termina num jardim, onde o Legislador (o profeta citado nos primeiros filmes) leciona numa harmoniosa classe composta de crianças humanas e símias. Cesar, afinal, mudou a história, transformando o mundo num paraíso. Mas será que transformou mesmo? O filme deixa essa questão em aberto.

- Antônio Luiz Ribeiro

Cesar (Milo)



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 24/09/2008 22:57:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro