Ofertas na Amazon!


Capitão Pike



Nome: Christopher Pike
Nome original: Captain Pike
Licenciador: Famous Enterprises, Inc.
Criado por: Gene Roddenberry

Lista de revistas com participação de Capitão Pike

Personagem da série de TV “Star trek” (Jornada nas estrelas), levada ao ar entre 1966-69. Apareceu pela primeira vez em um piloto produzido em 1964, “The cage”, escritor pelo produtor-roteirista Gene Roddenberry, mas só levado ao ar anos depois. Na trama, passada no futuro, o capitão Pike e a tripulação da nave USS Enterprise investigam o paradeiro da SS Columbia, desaparecida anos antes no espaço. O intrépido comandante e seus homens finalmente encontram os sobreviventes da “Columbia” no planeta Talos IV. Porém, os náufragos se revelam uma ilusão mental: tudo não passava de uma armadilha dos habitantes locais, mestres do ilusionismo, que capturam o capitão e o prendem numa espécie de jaula (daí o nome do episódio). Para escapar, Pike terá que usar todo seu conhecimento e astúcia, além de contar com a relutante ajuda da única e verdadeira sobrevivente da “Columbia”, a bela e sedutora Vina (Susan Oliver).

Pike foi interpretado por Jeffrey Hunter, que não assinou contrato para repetir o papel, sendo substituido então por William Shatner. E o personagem acabou com o nome mudado para James Kirk. Na série de TV, foi estabelecido que Pike (Hunter) e Kirk (Shatner) são personagens distintos.

De acordo com o ator James Doohan, Roddenberry a princípio queria aproveitar o até então inédito “The The cage” nos cinemas. Porém, para isso era preciso expandir o filme com novas cenas, para que tivesse formato de longa. Roddenberry então cogitou filmar uma cena adicional: a queda da “Columbia” em Talos IV (acidente apenas citado em “The cage”). A idéia vinha bem a calhar, principalmente porque não requeria a presença de Hunter, que naquela ocasião não estava disponível para retomar seu papel como Pike. Contudo, os planos para a versão cinematográfica acabaram sendo abandonados. Essa versão de Doohan é endossada por Herb Solow e Robert Justman, em seu livro “Inside Star Trek: The Real Story”.

Roddenberry acabou aproveitando as velhas cenas de “The cage” como “flash-backs” em “The menagerie” (1966) — um episódio em duas partes. Para substituir Hunter nas cenas no “presente” foi escalado Sean Kenney, ator de semblante parecido. Na nova trama, é explicado que, durante inspeção numa nave de cadetes, Pike (Kenney) foi vítima de um acidente com os terríveis raios delta, que o aleijaram completamente, sem que a medicina avançada do século XXIII pudesse fazer muita coisa — essa cena não é mostrado em “The menagerie”, mas foi recriada mais tarde num competente “fan-film” da série “Star trek: New voyages”, bancada pelo sistema de “crowdfunding” (financiamento coletivo).

Apesar de ser um personagem-chave, Pike apareceu muito pouco no seriado sessentista, se comparado com os outros personagens. Porém, nos livros da série, sua carreira é mostrada em mais detalhes. Em “The children of kings” (2010), de Dave Stern, por exemplo, é dito que Pike, em sua juventude, quando ainda era um simples alferes, serviu no cruzador-ligeiro USS Olympus. Em “Burning dreams” (2006), de Margaret Wander Bonanno, ele já é tenente-comandante na USS Aldrin, onde assume como primeiro-oficial. Em outro livro, “Prime Directive” (1990), de Judith and Garfield Reeves-Stevens, Pike é promovido a capitão da “Yorktown” (ou “York”, na versão de “Burning dreams”, embora alguns digam que sejam naves distintas), antes de assumir a “Enterprise”.

Nos quadrinhos, Pike foi uma das figuras chave no gibi “Star Trek: Early Voyages”, da editora Marvel.

- Antônio Luiz Ribeiro


Notas e fontes
- www.youtube.com/watch?v=tgNPxIxAi-E

Capitão Pike


Grupos
  • Frota Estelar



  • Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 26/04/2009 12:19:00