Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Capitão Meia-Noite (Jet Jackson)



Nome: Charles James Albright
Nome original: Captain Midnight
Licenciador: Domínio Público
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Robert M. Burtt, Wilfred G. Moore

Lista de revistas com participação de Capitão Meia-Noite (Jet Jackson)

Nome original americano: "Captain Midnight" ou “Jet Jackson”.

Entre 1933 e 37, Bob Burtt e Bill Moore produziram um programa radiofônico de grande sucesso, narrando as aventuras de um garoto aviador, “The air adventures of Jimmie Allen”. O patrocinador, a companhia de petróleo Skelly Oil, decidiu patrocinar, três anos depois, a nova empreitada da dupla. O novo personagem seria também aviador, só que adulto. Assim, Captain Midnight, o novo herói, surgia nas ondas da Mutual Radio (Chicago) em 30 de setembro de 1940. E o sucesso se repetiu.

Animada com o personagem, Fawcett Comics o licenciou para seus gibis, com grande sucesso também. E foi com esse material da Fawcett que, algum tempo depois, o personagem estreiou, em quadrinhos, no Brasil, nas páginas do "Gibi Mensal" (revista que definitivamente emplacou o formato "comic book" entre nós). Apesar disso, o Capitão nunca fez parte oficial do panteão de heróis daquela editora. Quando a DC Comics comprou os heróis da Fawcett, chegou a mostrar o Capitão Meia-Noite na revista "The Power of Shazam!", mas não pôde citá-lo nominalmente.

Capitão Meia-Noite também virou seriado de 15 capítulos, em 1942, com Dave O'Brien no papel principal. Richard Webb o interpretou na série de TV levada ao ar entre 1954-56. Quando a série foi distribuída para outras emissoras ("syndication"), o herói teve que mudar o nome para “Jet Jackson”, uma vez que o patrocinador original, Ovaltine (Ovomaltine, no Brasil) — dona dos direitos do personagem — não bancava mais essa "syndication". A editora AC teve um problema parecido: quando republicou o material da Fawcett, alterou o nome do herói para Major Midnight (Major Meia-Noite).

No Brasil, as TVs Record e Tupi exibiram a telessérie como “Jet Jackson”. A editora Outubro, que vinha publicando com sucesso outro herói da TV, o Capitão 7 (também exibido pela Record, com boa audiência), resolveu também adaptar “Jet” para seus gibis.

Capitão Meia-Noite (Jet Jackson)



Relate algum problema encontrado nesse personagem