Vertigo: Além do Limiar


Capitão Marvel Jr.



Nome: Freddy Freeman
Nome original: Captain Marvel Jr.
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: France "Ed" Herron, Mac Raboy

Lista de revistas com participação de Capitão Marvel Jr.

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Whiz Comics (1940)  n° 25 - Fawcett
(na ilustração acima, o personagem desenhado por Mac Raboy, no início dos anos 40)

Capitão Marvel Jr. surgiu na revista "Whiz Comics" 25 (com data de dezembro de 1941 na capa), como um "spin-off" (desdobramento) do grande sucesso da editora Fawcett, o Capitão Marvel.

Para os desenhos, o editor Ed Herron decidiu que o novo personagem deveria seguir um estilo mais realista, ao contrário do Capitão Marvel, que seguia uma linha mais caricata. Para isso, escalou-se o artista Mac Raboy (que mais tarde faria "Flash Gordon"), que fez a concepção visual do novo herói.

Na trama, Freddy Freeman acompanhava seu avô em uma trivial pescaria quando ambos foram atacados pelo temível Capitão Nazista. O avô de Freddy foi morto e Freddy atingido por uma rajada do vilão. Billy Batson, o Capitão Marvel, pediu ao mago Shazam que restaurasse a saúde do aleijado rapaz. O mago então orientou Billy a dar uma porção de seu poder para o enfermo jovem, permitindo que o mesmo, ao pronunciar “Capitão Marvel”, transformar-se em Capitão Marvel Jr. No Brasil, nas décadas de 1940 à 1960, as palavras mágicas pronunciadas por Freddy foram alteradas de Capitão Marvel para Shazam.

Capitão Marvel Jr. continuou agindo em Fawcett City junto com Capitão Marvel e Mary Marvel, formando assim a Família Marvel. Embora usasse o codinome de Capitão Marvel Jr., a editora DC, recentemente, estabeleceu que o personagem também usa a alcunha de "Capitão Marvel 3", provocando protestos dos fãs mais veteranos.

Ainda em tempos recentes, Freddy ajudou a Turma Titã a libertar Supergirl e Limite da organização sinistra conhecida como “A Veia”, determinada a eliminar qualquer rastro alienígena na Terra. Após este evento, Loren Júpiter decidiu desfazer o time, mas Argenta decidiu reunir o grupo mais uma vez. Uma série de heróis pretendia se juntar ao grupo. Capitão Marvel Jr. estava entre eles. “A Veia” aproveitou a oportunidade e decidiu atacar a equipe. Os Titãs ficaram impressionados com o heroísmo de Freddy e o aceitaram como membro. Freddy, neste período, se interessou por Argenta. Embora tenham saído juntos uma só vez, o encontro foi um desastre. Em seguida, o grupo se desfez oficialmente.

Freddy ajudou os Titãs em outras circunstâncias, como quando enfrentaram o Império Technis e contra Dr. Luz recentemente. Após o confronto com o Império Technis, Matt Logan, primo de Garfield Logan, idealizou um grupo de Titãs na Costa Oeste dos EUA. Sob a relutante aceitação de Gar em participar dos então Titãs L.A. (da Costa Oeste), alguns heróis se juntaram ao grupo, composto por: Mutano (Rapaz-Fera), Labareda, Arauto, Abelha, Capitão Marvel Jr., Terra, Hero Cruz e Bushido. Mas o grupo nem chegou a existir realmente. Capitão Marvel Jr. continuou ajudando os Marvels em Fawcett City, mas ajudava os Titãs quando solicitado. Recentemente, o jovem herói se juntou aos Renegados.


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Guia dos Quadrinhos
  • Adicionado por
    Guia dos Quadrinhos
    em 05/03/2007 00:00:00