Vertigo: Além do Limiar


Capitão Gralha



Nome: Alfredo Gomes
Licenciador: sem licenciador
País de origem: Brasil
Criado por: Alessandro Dutra, Antônio Éder, Augusto Freitas, Edson Kohatsu, Edson Takeuti - ‘Tako X’, Gian Danton, José Aguiar, Luciano Lagares, Nilson Muller

Lista de revistas com participação de Capitão Gralha

    Primeira aparição no:
  • Brasil
    Metal Pesado - Ed. Comemorativa 15 Anos Gibiteca de Curitiba  - Metal Pesado
Nascido em Byrdfhom, um planeta de homens-pássaros, regido pelo terrível Thagos, o usurpador, ele viaja pelo espaço, a nave aterrisa na Terra, ele se torna Alfred Gomes, um corretor imobiliário, Alfredo encontra inspiração na gralha-azul, ave símbolo de Curitiba e do Paraná. Ele decide adotar o nome Capitão Gralha, honrando tanto suas raízes alienígenas quanto a ave local.

Algum tempo depois, ele se casa com uma mulher local e teve um flho chamado Guilherme, que também assume a identidade de Capitão Gralha e seu neto Gustavo Gomes se torna o herói Gralha.

Seu maior inimigo é Thagos, O Usurpador, um ditador que domina Byrdfhom. Além dele, Corsário Canhoto, Nazista Mascarado, Urubu (um vilão oriundo de Byrdfhom) e Dr. Amebóide são outros dos inimigos do Capitão Gralha.

O Capitão Gralha foi também um membro da Primeira Ordem, um grupo de super-heróis que combatem ameaças tanto no Brasil quanto no exterior. Ele faz parte de uma rede de heróis que inclui figuras como Capitão 7 e Homem Lua.

Na primeira aparição do Gralha na revista Metal Pesado em homenagem aos 15 anos da Gibiteca de Curitiba, Gian Danton, Alessandro Dutra, José Aguiar, Antônio Éder, Luciano Lagares, Tako X, Edson Kohatsu, Augusto Freitas e Nilson Müller afirmaram que o personagem havia sido inspirado no Capitão Gralha, um herói dos anos 1940 criado por Francisco Iwerten (o que, segundo os autores, eles acreditavam que seria claramente entendido como uma brincadeira) e publicado em uma revista própria de apenas três edições pela Gráfica Eclipse. Contudo, com o tempo, diversas pessoas passaram a acreditar que a história fosse real, mesmo não havendo nenhuma outra referência a esse artista antes da publicação deste livro. Em 2007, Iwerten chegou a ser premiado in memoriam pelo Prêmio Angelo Agostini como Mestre do Quadrinho Nacional.

Na suposta página desenhada por Iwerten, publicada em Metal Pesado - Edição Comemorativa 15 Anos Gibiteca de Curitiba, o Capitão Gralha é apresentado como o filho de um casal real de Byrdfhom, um planeta conhecido por sua paz e prosperidade. Quando o tirano Thagos assume o poder, seus pais são assassinados. Para salvar o herdeiro, eles o colocam em uma nave de fuga com destino à Terra. Ele chega em Curitiba ainda bebê, onde é encontrado e criado por uma víuva. Anos depois, ele se torna o herói Gralha.

https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Gralha

https://web.archive.org/web/20150810041702/https://www.ogralha.com.br/p/informacoes.htmlhttps://tapas.io/episode/1571543
https://atlas-comics.fandom.com/pt-br/wiki/Capit%C3%A3o_Gralha

Capitão Gralha



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Gustavo Araújo
  • Adicionado por
    Gustavo Araújo
    em 16/05/2018 16:22:00
    Editado por Hyju