Comic Boom!


Capitão Frio



Nome: Leonard Snart
Nome original: Captain Cold
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Carmine Infantino, John Broome

Lista de revistas com participação de Capitão Frio

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Showcase (1956)  n° 8 - DC Comics
  • Brasil
    Flash (Dimensão K)  n° 3 - Ebal
Inimigo do Flash. Primeira aparição: “Showcase” n° 8 (1957).

Na trama, o pequeno criminoso Len Snart procurou uma maneira de equilibrar as chances contra Flash, para que ele pudesse começar uma carreira criminal em Central City. Roubando um artigo científico inédito sobre a velocidade do Homem Mais Rápido do Mundo, Snart veio em toda a teoria de que um ciclotron pode interferir com a velocidade do herói. Ele desenhou uma arma e expostas à radiação em um laboratório de ciclotron. No entanto, ao invés de neutralizar a velocidade do Flash, a arma pode congelar qualquer coisa instantaneamente. Len Snart tornou-se então o Capitão Frio.

Como ele diversas vezes entrou em choque com Flash, aprendeu a criar manchas de gelo, para congelar as pessoas em animação suspensa (Snart era um criminoso, não um assassino), para fazer as paredes (e portas de segurança) tão frágeis com o frio que ele poderia simplesmente derrubá-las. Após a morte de Barry Allen (a identidade de Flash), no entanto, a emoção se foi.

Entediado com a vida sem seu inimigo, Snart e sua irmã Lisa (o Planador de Ouro) abriram o “Golden Snowball recuperações”. Usando o mesmo figurino e armas que tinha empregado como criminosos, eles se tornaram caçadores de recompensas (“Flash” n° 27, 1989), e ainda trabalhou com o Flash substituto na ocasião.

Ainda assim, Len Snart não pude resistir quando Abra Kadabra trouxe uma oferta. Uma oferta que iria “garantir que não seria lembrado para sempre como perdedor, mas como o vilão mais famosos de sua época.

Capitão Frio, assim como seus parceiros, voltou à sua vida de crime, embora, por um tempo, ele estivesse mais preocupado em proteger-se de Neron. Desde então, tem tido um papel de liderança entre os vilões das Cidades Gêmeas.

Capitão Frio foi um dos três vilões que deram o golpe de morte para o quarto Flash: Bart Allen (“Flash: TFMA” n°s. 10-13 e “Full Throttle” & “All-Flash” n° 1, 2007). Ele foi capturado e enviado junto com seus comparsas para um planeta-prisão (“Salvation Run”, 2007-2008). (2)

Na série de TV “The Flash”, foi interpretado por Michael Champion.

Fontes
Antônio Luiz Ribeiro
http://www.hyperborea.org/flash/capcold.html


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • hawkman
  • Adicionado por
    hawkman
    em 05/06/2007 10:37:00