Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Capitão Aza



Licenciador: Herdeiros de Wilson Viana
País de origem: Brasil
Criado por: Mauricio Sherman, Paulo Pontes, Vianinha

Lista de revistas com participação de Capitão Aza

Personagem baseado no herói da aeronáutica brasileira Capitão Azambuja, que era conhecido como Aza entre os aviadores. Na TV e nas HQs, foi personificado por Wilson Vianna (1928-2003), "agente da Polícia Federal que tivera uma passagem de êxito pelo cinema mexicano e fora um dos pioneiros da dublagem no Brasil", quando montou uma filial carioca da mexicana Rivaton.

O patriótico herói (tinha um uniforme baseado nos pilotos da Força Aérea Brasileira) surgiu em 1968, em "Clube do Capitão AZA", programa infantil da TV Tupi criado para competir com o "Capitão Furacão" (1965), da Globo. Era a batalha do ar contra o mar pela audiência. De acordo com o próprio apresentador, a ideia do personagem foi de Mauricio Sherman, Vianinha e Paulo Pontes.

Wilson Vianna havia interpretado o Capitão Atlas na TV Rio (1962-1967) e na TV Excelsior (1967), criado por Péricles do Amaral para um programa da Rádio Tamoio, o personagem também foi adaptado para quadrinhos.

No início dos anos 70, o Capitão AZA começou a aparecer como personagem de quadrinhos, na editora O Cruzeiro. Na revista "Cruzeiro Infantil", estreou no numero 7 (julho de 1973), indo até o término da revista. Os roteiros e desenhos eram de Ari Moreira. Na segunda fase da revista, escrita e desenhada por Willy, o Capitão ganhou, no nº 5, um novo uniforme indestrutível que o transformou num verdadeiro super-herói. Essa fase, aumenta a dose de ação e aventura do super-herói. As histórias anteriores seguiam mais no ritmo dos primeiros heróis das tiras diárias dos jornais. No Diário de Notícias do Rio de Janeiro, o personagem teve tiras pela dupla Carlos Chagas (desenhos) e Cláudio Almeida (roteiros).

No início, o programa da TV era transmitido apenas para o Rio de Janeiro. A partir de 1974, porém, passou a ser exibido em todo o país via satélite Embratel. A partir de 1975, com o fim da Cruzeiro, o apresentador se associou a outra editora, a Bloch, e passou a promover o Clube do Bloquinho, um fã-clube oficial (com carteirinha e tudo) dos leitores dos super-heróis Marvel que distribuía revistas e pôsteres da editora carioca. Na verdade, um gibi da Bloch com o Capitão AZA chegou a ser planejado, mas acabou cancelado. A associação entre o programa e a editora da rua do Russell terminou em 1978.

O programa "As aventuras do Capitão AZA" terminou em 1979, com a falência da Tupi. Houve uma tentativa de retornar o programa em 1981, na TVS (de Silvio Santos), mas um infarte impediu que o apresentador retornasse. Médicos e familiares aconselharam Vianna a não retornar mais à TV, para evitar um novo infarto, o que poderia ser fatal.

- Antônio Luiz Ribeiro


Notas e fontes
http://www.youtube.com/watch?v=XRQDSn8GYQU&feature=player_embedded
http://tvmemory.blogspot.com/2018/08/capitao-aza-diario-de-noticias-1976.html
https://www.bigorna.net/index.php?secao=superbrasil&id=1301495376
https://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_do_Capit%C3%A3o_AZA
http://www.alcateia.com/2016/03/domingo-no-parque-capitao-aza.html

Capitão Aza



Relate algum problema encontrado nesse personagem