Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Capitão Átomo



Nome: Allen/Nathaniel Christopher Adam
Nome original: Captain Atom
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Joe Gill, Steve Ditko

Lista de revistas com participação de Capitão Átomo

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Space Adventures  n° 33 - Charlton Comics
(na ilustação, o personagem em dois momentos: com seu uniforme original amarelo [1960] e com o segundo)

Antigo herói da antiga editora Charlton, hoje pertencente ao panteão de personagens da DC. Capitão Átomo apareceu pela primeira vez no gibi “Space Adventures” n° 33, com data de março de 1960. Era uma tentativa da Charlton ao retornar no gênero super-heróis. Na primeira história, um cientista da NASA, o Capitão Adam, fora acidentalmente desintegrado numa explosão nuclear e revivera com uma diferente estrutura molecular, para reassumir seu papel na Força Aérea Americana. Ao se transformar no herói, seu cabelo fica branco-prateado.

O Capitão durou até o n° 89 (dezembro de 1967). Como bem notou Mike Tiefenbacher, Joe Gill (o criador do Capitão, junto com Steve Ditko) foi, para os últimos 25 anos da Charlton, praticamente o único escritor da editora. Além de, com certeza, ser o mais prolífero escritor de quadrinhos, batendo até o Stan Lee da Marvel, Robert Kanigher da DC, Don Christensen da Dell ou Frank Doyle da Archie. Gill, às vezes, escrevia até 20 revistas por mês. Com tanto trabalho, a repetição substituía a inspiração e, com os seu diálogos duros e sua característica de narrar no passado, não é surpresa que o Capitão tenha ficado previsível e robótico, não conseguido ir muito além.

Foram feitas três tentativas para reviver o Capitão: em 1975 (desenhado por Ditko e John Byrne), 1982 e 1983, sem sucesso.

Em 1985, Capitão Átomo e outros títulos da Charlton passaram passaram para as mãos da DC Comics. Para não misturar esses personagens da Charlton com a continuidade dos outros heróis DC, foi explicado aos leitores que o Capitão e os outros heróis recém-adquiridos habitavam a Terra-4, um mundo paralelo à Terra-1 (lar oficial de Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman etc.) situado em outra dimensão. No início, o Capitão não sofreu grandes alterações na nova editora. A única mudança significativa que a DC fez foi mudar o nome civil do personagem (de Allen Adam para Nathaniel Adam).

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem