Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Canário Negro I



Nome: Dinah Drake Lance
Nome original: Black Canary
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Carmine Infantino, Robert Kanigher

Lista de revistas com participação de Canário Negro I

Também conhecida no Brasil como "Canarinho" (na EBAL), Canário Negro apareceu pela primeira vez no gibi "Flash Comics" 86 (data de agosto de 1947 na capa), como coadjuvante das HQs de "Johnny Trovoada". Na trama, o atrapalhado Johnny acha que Canário é uma vilã, mas na verdade ela trabalha infiltrada numa quadrilha – o mesmo "modus operandi" do "Besouro Verde" e que seria usado nas histórias próprias que a cada vez mais popular heroína ganharia a partir do número 92, substituindo o pobre "Johnny", cujo ibope estava lá embaixo.

Em sua série própria, explicou-se que Dinah era uma florista que, nos anos 40, decidiu combater o crime disfarçando-se com uma peruca loura e uma máscara. A máscara acabou sendo aposentada mais tarde, ficando apenas a peruca. Atuava ao lado do namorado (e depois marido), o detetive particular Lance.

Anos mais tarde (1983), foi substituída pela filha, Dinah Laurel Lance que, na prática, é a mesma personagem.

A bela vigilante apareceu também em dois especiais da TV ABC, "Legends of the Superheroes" (1979), onde foi interpretada por Danuta Wesley.

Na série de TV "Aves de Rapina", Lori Loughlin fez a Canário Negro original (no seriado, os realizadores mudaram seu nome para "Carolyn Lance") e Rachel Skars, sua filha ("Dinah Redmond").

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • hawkman
  • Adicionado por
    hawkman
    em 29/03/2007 14:45:00