Vertigo: Além do Limiar


Calbraith Rodgers



Nome: Calbraith Perry Rodgers
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Calbraith Rodgers

Calbraith Perry Rodgers [1879-1912] foi pioneiro na aviação americana. Ele fez o primeiro voo transcontinental nos EUA, de 17 de setembro de 1911 a cinco de novembro de 1911, com dezenas de paradas, tanto intencionais quanto acidentais. O feito o tornou uma celebridade nacional, mas ele foi morto em um acidente alguns meses depois, em uma exposição na Califórnia. Em 1885, Rodgers contraiu escarlatina, que o deixou surdo de um ouvido e com deficiência auditiva no outro, o que o impediu de seguir a tradição familiar de serviço naval. Ele recebeu sua educação primeiramente em casa e depois na Academia de Mercersburg. Em 1902, Rodgers juntou-se à mãe e à irmã em Nova Iorque. Em 1906, casou-se com Mabel Avis Graves.

O casal residiu em Havre de Grace, Maryland, e não teve filhos. Em junho de 1911, Rodgers visitou seu primo John, um aviador naval, o qual estudava na fábrica da Wright Company e frequentava a escola de aviação em Dayton, Ohio. Rodgers se interessou pela aviação, recebeu 90 minutos de aulas de voo de Orville Wright e comprou um Wright Flyer. Em sete de agosto de 1911, fez seu exame oficial de voo em Huffman Prairie, e se tornou o 49º aviador licenciado a voar pela Fédération Aéronautique Internationale. Ele foi um dos primeiros civis a comprar um avião. Ao invés de voar para casa, Rodgers participou do Chicago International Aviation Meet 1911, onde competiu com os principais aviadores da época. Ele estabeleceu vários recordes, inclusive o de duração, e ganhou USS$ 11.285 em prêmios em dinheiro.

Em 10 de outubro de 1910, o editor William Randolph Hearst ofereceu o prêmio Hearst de US$ 50.000 ao primeiro aviador que voasse de costa a costa, em qualquer direção, em menos de 30 dias, do início ao fim. Rodgers convenceu J. Ogden Armor, da Armor and Company, a patrocinar o voo e, em troca, ele chamou o avião de Wright Model EX, em homenagem ao refrigerante de uva da Armour, Vin Fiz. Um trem especial de três carros, o qual incluía lanchonete e uma loja sobre rodas cheia de peças de reposição, foi montado para acompanhar Rodgers, o qual planejava voar acima dos trilhos da ferrovia. Rodgers partiu de Sheepshead Bay, Nova Iorque, em 17 de setembro de 1911, às 16h30min. Ele chegou a Chicago, a única parada obrigatória, em oito de outubro. Sua chegada a Chicago atraiu atenção nacional.

Para evitar as Montanhas Rochosas, ele fez uma rota para o sul, voou pelo Meio-Oeste até chegar ao Texas. Ele virou a Oeste após passar por San Antonio. Em cinco de novembro de 1911, pousou no Tournament Park em Pasadena, Califórnia, às 16h04min, em frente a 20.000 pessoas. Perdeu o prazo de entrega do prêmio em 19 dias. Ele deixou Pasadena em 12 de novembro, mas caiu em Compton. Depois que o Vin Fiz foi consertado, chegou a Long Beach, Califórnia, sobrevoou o Pacífico, pousou em uma praia e taxiou o avião no Oceano Pacífico. Cerca de 50.000 pessoas assistiram à conclusão do primeiro voo transcontinental leste-oeste. Rodgers carregava a primeira bolsa transcontinental do correio americano. A viagem exigiu 70 paradas e sofreu incontáveis acidentes e avarias de aeronaves.

Rodgers pagou USS$ 70 por semana ao técnico dos irmãos Wright, Charlie Taylor, o qual seguiu o Vin Fiz de trem e executou a manutenção ou reparos necessários. O próximo voo transcontinental foi feito por Robert G. Fowler. Em três de abril de 1912, durante um voo de exibição sobre Long Beach, Califórnia, ele voou para um bando de pássaros, o que fez com que o avião se espatifasse no oceano. Seu pescoço foi quebrado e seu tórax danificado pelo motor do avião. Ele morreu alguns momentos depois, algumas centenas de metros de onde o Vin Fiz terminava seu vôo transcontinental.

Neste último voo, a aeronave era o modelo B sobressalente que ele carregava no trem especial durante o voo transcontinental, ao invés do Vin Fiz. O próprio Vin Fiz foi, mais tarde, doado ao Instituto Smithsonian pela viúva de Calbraith, e atualmente encontra-se em exibição no National Air and Space Museum. De acordo com registros contemporâneos, ele foi a 127ª fatalidade de avião desde o início da aviação, e foi o 22º aviador americano a morrer em um acidente. Ele também foi o primeiro piloto a cair fatalmente como resultado de uma colisão com um pássaro. Rodgers foi enterrado no Cemitério Allegheny em sua cidade natal, Pittsburgh.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Calbraith_Perry_Rodgers

Calbraith Rodgers



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • paulokpc
  • Adicionado por
    paulokpc
    em 16/07/2020 17:51:00
    Editado por Fabio Garcez