Ofertas na Amazon!


Burt Lancaster



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Estados Unidos da América


Lista de revistas com participação de Burt Lancaster

Burton Stephen Lancaster [1913-1994] foi um ator e produtor americano. Inicialmente conhecido por interpretar caras durões com um coração terno, obteve sucesso em papéis mais complexos e desafiadores ao longo de uma carreira de 45 anos no cinema e, posteriormente, na televisão. Ele foi quatro vezes indicado ao Oscar de Melhor Ator (ganhou uma vez), e também ganhou dois BAFTA Awards e um Globo de Ouro de Melhor Ator Principal. Ele atuou como acrobata de circo na década de 1930 e, após servir na Segunda Guerra Mundial, conseguiu um papel em uma peça da Broadway, onde chamou a atenção de um agente de Hollywood. Seu papel de destaque foi o filme noir Os Assassinos (The Killers), em 1946, ao lado de Ava Gardner.

Em 1953, interpretou o amante de Deborah Kerr no drama militar A Um passo da Eternidade (From Here to Eternity), um grande sucesso de bilheteria, o qual ganhou oito Oscars. Em 1956, ele estrelou Lágrimas do Céu (The Rainmaker), no qual foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator, e, no ano seguinte, protagonizou o faroeste Sem Lei Sem Alma (Gunfight at the OK Corral). Durante a década de 1950, sua produtora, Hecht-Hill-Lancaster, atuou em filmes como: Trapézio (Trapeze), em 1956, no qual ele usou suas habilidades acrobáticas; A Embriaguez do Sucesso (Sweet Smell of Success), em 1957, um drama sombrio hoje considerado um clássico; O Mar é Nosso Túmulo (Run Silent, Run Deep), de 1958, com Clark Gable; e Vidas Separadas (Separate Tables), também em 1958, o qual recebeu sete indicações ao Oscar.

No início dos anos 1960, Lancaster esteve em filmes que fizeram sucesso de crítica, cada qual em papéis muito díspares. Em 1960, interpretou um carismático vigarista bíblico em Entre Deus e o Pecado (Elmer Gantry), o qual lhe rendeu o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Ator. Também interpretou um criminoso de guerra nazista em 1961, em Julgamento em Nuremberg (Julgamento em Nuremberg), ao lado de um elenco estelar. No ano seguinte, interpretou o prisioneiro especialista em pássaros em O Homem de Alcatraz (Birdman of Alcatraz), trabalho pelo qual e ganhou o prêmio BAFTA de Melhor Ator Estrangeiro e sua terceira indicação ao Oscar. Em 1963, viajou à Itália para estrelar como um príncipe italiano no épico drama de época O Leopardo (Il gattopardo).

Em 1964, fez o papel de um general da Força Aérea dos EUA, o qual, em oposição a um coronel interpretado por Kirk Douglas, tenta derrubar o presidente em Sete Dias de Maio (Seven Days in May). No mesmo ano, trabalhou em O Trem (The Train), com Jeanne Moreau, e, em 1966, fez um especialista em explosivos no western Os Profissionais (The Professionals). Em 1970, estrelou o drama bem recebido pela crítica Aeroporto (Airport). Ele experimentou um ressurgimento de carreira em 1980, com o romance policial Atlantic City, com o qual ganhou o BAFTA de Melhor Ator e recebeu sua quarta indicação ao Oscar.

No final dos anos 1970, apareceu em minisséries de televisão, inclusive a premiada Separados, Mas Iguais (Separate but Equal), em 1991. Seu último papel no cinema foi em 1989, em Campo dos Sonhos (Field of Dreams). Burt Lancaster morreu em seu apartamento em Century City, Califórnia, após sofrer o terceiro ataque cardíaco, às 4h50min do dia 20 de outubro de 1994, aos 80 anos. Seu corpo foi cremado e suas cinzas espalhadas sob um grande carvalho no Westwood Memorial Park, localizado em Westwood Village, Califórnia. Ele foi casado três vezes e teve cinco filhos.

DEFENSOR DE CAUSAS SOCIAIS

Burt Lancaster foi um defensor de causas políticas progressistas e liberais. Em 1947, teria assinado um comunicado divulgado pelo Conselho Nacional de Artes, Ciências e Profissões (NCASP) no qual pedia ao Congresso a abolição do Comitê de Atividades Não Americanas da Câmara (HUAC).

Por seu ativismo, foi alvo de investigações do FBI, o que fez com que fosse incluído na “Lista de Inimigos” do Presidente Richard Nixon, em 1973.

Em 1985, Lancaster juntou-se à luta contra a AIDS após a morte de Rock Hudson pela doença, na arrecadação de fundos Commitment to Life. Ele foi a única grande estrela de Hollywood a comparecer.

Também organizou uma arrecadação de fundos para Martin Luther King Jr. e a Student Diversity Leadership Conference (SDLC) antes da histórica marcha em Washington em 1963.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Burt_Lancaster

Burt Lancaster



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 16/02/2014 13:19:00