Vertigo: Além do Limiar


Buda



Nome original: Siddhartha Gautama
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Buda

Sidarta Gautama (em sânscrito ????????? ????, transl. Siddhartha Gautama, em páli Siddhattha Gotama) Sidarta Gautama ou Sidarta Gáutama, também conhecido como Sakyamuni, Shakyamuni e Sakyamuni, popular e comumente chamado apenas de Buda ou Buddha foi um príncipe de uma região no sul do atual Nepal que, tendo renunciado ao trono, se dedicou à busca da erradicação das causas do sofrimento humano e de todos os seres, e desta forma encontrou um caminho até ao "despertar" ou "iluminação", após o que se tornou mestre ou professor espiritual, fundando o budismo.

Na maioria das tradições budistas, é considerado como o "Supremo Buda" (Sammasambuddha) de nossa era, Buda significando "o desperto". A época de seu nascimento e a de sua morte são incertas: na sua maioria, os primeiros historiadores do século XX datavam seu tempo de vida por volta de 563 a.C. a 483 a.C.; mas recentemente, contudo, num simpósio especializado nesta questão,[8] a maioria dos estudiosos apresentou opiniões definitivas de datas dentro do intervalo de 20 anos antes ou depois de 400 a.C. para a morte do Buda, com outros apoiando datas mais tardias ou mais recentes.

Gautama é a figura-chave do budismo: os budistas creem que os acontecimentos de sua vida, bem como seus discursos e aconselhamentos monásticos, foram preservados depois de sua morte e repassados para outros povos pelos seus seguidores. Uma variedade de ensinamentos atribuídos a Gautama foram repassados através da tradição oral e, então, escritos cerca de 400 anos após a sua morte. Muitos estudiosos ocidentais aceitam a biografia do Buda apresentada pelas escrituras budistas como verdadeira. Há divergências, porém, como aponta Lopes: "acadêmicos são cada vez mais relutantes em clamar como aptos os fatos históricos dos ensinamentos e da vida do Buda".


Gautama, também conhecido como ''Sakyamuni ou Shakyamuni ("sábio dos Shakyas"), é a figura chave do Budismo: os budistas crêem que os acontecimentos de sua vida, bem como seus discursos, e aconselhamentos monásticos foram preservados depois de sua morte e repassados para outros povos pelos seus seguidores. Uma variedade de ensinamentos atribuídos a Gautama foram repassados através da tradição oral, e então escritos cerca de 400 anos depois. Os primeiros estudiosos ocidentais tendiam a aceitar a biografia do Buda apresentada pelas escrituras budistas como verdadeiras, mas hoje em dia "os acadêmicos são cada vez mais relutantes em clamar como inaptos os fatos históricos dos ensinamentos e da vida do Buda.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Siddhartha_Gautama

Buda



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 05/10/2007 19:29:00