Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Brutus



Nome: Marco Brutus
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Brutus

Brutus – ou “Bruto” –, um dos conspiradores romanos que mataram Júlio Cesar em 44 a.C., pertencia à família Júnio, pertencente à aristocracia romana. Consta que os Júnios eram descendentes diretos da deusa Juno, a esposa de Júpiter. Além disso, foram os fundadores da República Romana e tinham parentesco com várias famílias nobres. Era filho de Servília Cepião, uma conhecida patrícia da época e, posteriormente, amante de Júlio César. Seu pai, Marco Júnio Bruto, o Velho, foi tribuno da República e fundador de Cápua, onde sua família detinha extensas fazendas. Bruto, pelo seu lado materno, pertencia também a uma família patrícia chamada Servílio. Era sobrinho de Catão de Útica. Apoiou Pompeu Magno contra Júlio César nas guerras civis romanas.

Perdoado por este após a batalha de Farsália, tornou-se procônsul da Gália Cisalpina e depois pretor, em 44 a.C., como favorecido de César. Junto com Cássio, conspirou para matar o general. Foi o idealismo de Brutus que restringiu a ação dos conspiradores ao ato único de matar César. Assim, eles perderam a iniciativa política para o cônsul António, a quem haviam poupado, e foram obrigados a fugir. Posteriormente, formaram na Grécia uma frota e um exército contra Marco António e Otaviano. Ao constatar que fora Brutus um dos que o apunhalaram, Cesar, às portas da morte, teria feito a célebre pergunta: “Até tu, Brutus?” A traição de Brutus não ficou impune. Exaltado pelo inflamado discurso de Marco Antônio, o povo ateou fogo às casas de Brutus e de Cássio.

Eles fugiram às pressas de Roma e Brutus organizou um exército para derrotar as forças de Marco Antônio, este foi derrotado. Feito prisioneiro, preferiu o suicídio, em 42 a.C., após a derrota na Batalha de Filipos. Brutus também é o personagem principal da peça “Júlio Cesar”, escrita por William Shakespeare em 1599. Na história, ele é assombrado pelo fantasma de César (na imagem ao lado) e, derrotado em batalha, se mata. Marco Antônio disse sobre ele: “Foi o mais nobre de todos os romanos. Todos os conspiradores atuaram contra César por inveja, salvo Brutus. Sua vida foi pura, e os diversos elementos que em sua natureza se mesclavam só nos podiam fazer dizer: 'Este foi um verdadeiro homem!’”. De Bruto chegaram até os nossos dias algumas cartas escritas a Cícero, compiladas junto às cartas deste àquele em Epistulae ad Brutum.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_J%C3%BAnio_Bruto,_o_Jovem

Brutus



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 31/01/2009 14:20:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro