Vertigo: Além do Limiar


Bronco Piler



Nome: Bronc Peeler
Nome original: Bronc Peeler
Licenciador: Fred Harman
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Fred Harman

Lista de revistas com participação de Bronco Piler

Bronco Piler foi criado em 1933 para as tiras diárias (em preto-e-branco) dos jornais. Não confundir com o outro cowboy ruivo de Harman, Red Ryder, que algumas revistas brasileiras publicaram com o mesmo nome de Bronco Piler (ou Nevada).

Bronco Piler foi um dos grandes cowboys da Era de Ouro dos quadrinhos. Para se ter uma idéia de sua importância, foi Bronco Piler que ajudou o "Gibi" de Roberto Marinho a se tornar um dos grandes sucessos da época (as outras historietas que acompanhavam "Bronco Piler" no "Gibi" eram "Charlie Chan" de Alfred Andriola, "César e Tubinho" de Roy Crane, "Histórias da Bíblia" de Dan Smith, "Jack do Espaço" de Zack Mosley, "Ferdinando" de Al Capp, "Barney Baxter" de Frank Miller, "Brucutu" e outras).

Claro, todo esse sucesso não passou desapercebido da concorrência, que logo veio com cowboys parecidos, como "Wilton do Oeste".

Em 7 de outubro de 1934 o personagem também ganhou uma página dominical (colorida).

Bronc Peeler era um tosco cowboy de cabelos ruivos que vivia percorrendo as fronteiras dos EUA com o México. O Oeste ali retratado não era o do século passado, mas o contemporâneo, com o herói se mostrando tão capaz numa sela, como dirigindo um carro ou pilotando um avião. O cowboy tinha um companheiro, o indiozinho Little Beaver. E Harman, embora tivesse sido um vaqueiro de verdade, não se inspirou no verdadeiro Oeste para sua historieta, mas nos ‘pulps’ e nos filmes. ‘Bronc Peeler’ foi um Western interessante, mas estava longe de ser o apogeu criativo de Fred Harman. E o desenhista não conseguiu manter viva a sua obra.

Bronc Peeler foi cancelado em 1938.

(Luiz Antônio Sampaio, revista “Mestres do Terror” nº 24, 1984)

Bronco Piler



Relate algum problema encontrado nesse personagem