Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Brandon Lee



Nome: Brandon Bruce Lee
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Brandon Lee

Brandon Bruce Lee [1965-1993], filho do ator e artista marcial Bruce Lee [1940-1973], também seguiu a carreira de ator. Passou a ser treinado no estilo Jeet Kune Do por seu pai tão logo começou a dar os primeiros passos. Infelizmente, perdeu o pai repentinamente, quando tinha apenas oito anos. Logo depois, mudou-se para Los Angeles com sua mãe e sua irmã Shannon. Desde pequeno Brandon se interessava por teatro e sua mãe o matriculou na High School of Dramaturgic. Ao contrário do pai, Brandon queria ser conhecido por sua habilidade teatral e não por seus conhecimentos marciais. Alguns anos mais tarde, ingressou na Faculdade de Emerson, em Boston, Massachusetts, onde juntou-se a uma companhia de teatro. Brandon Lee retornou aos treinos de kung-fu, os quais conciliou com seus trabalhos teatrais.

Em 1985 fez uma ponta não creditada no filme “Crime Killer” e, no ano seguinte, trabalhou em Kung Fu: O Filme, ao lado de David Carradine, o qual estrelou na TV a série de mesmo nome, a mesma que seu pai havia sido cogitado a protagonizar, mas cujo papel foi parar nas mãos de Carradine. Seguiram-se algumas participações em seriados até estrelar Massacre no Bairro Japonês (Showdown in Little Tokyo), em 1991, e Rajada de Fogo (Rapid Fire), de 1992, ambos filmes de ação, nos quais ele mostrava também suas habilidades marciais. Em 1993 interpretou um personagem totalmente diferente em O Corvo (The Raven), dirigido por Alex Proyas, o qual teve um desfecho trágico: Brandon morreu vítima de um disparo de arma de fogo a qual deveria conter festim, mas que continha munição real. A cena fatal ocorreu durante o flashback do personagem Eric Draven, quando este entra em seu apartamento e descobre que sua noiva está sendo espancada e estuprada por bandidos.

Trata-se de um procedimento comum a utilização de armas de verdade, porém equipadas cartuchos sem projétil, com duas vezes mais pólvora do que uma munição normal a fim de causar explosão e barulho. Em uma cena anterior, a arma que foi utilizada em Lee precisou ser carregada com munição de verdade, para que a cena de tiro tivesse mais realidade. Todavia, um dos projéteis ficou preso no cano do revólver e, aparentemente, não foi percebido, mesmo após a limpeza da arma e do novo carregamento com balas de festim. Lee entrou no set com um falso saco de supermercado o qual continha uma bolsa explosiva com sangue artificial. O personagem “Funboy”, interpretado pelo ator Michael Massee [1952-2016], disparou o revólver 44 Magnum no ator, e a pólvora do festim fez com que o projétil preso no cano fosse acidentalmente liberado, atravessasse o saco que Lee trazia consigo e perfurasse seu abdômen.

Levou algum tempo para que a equipe do estúdio percebesse o que realmente havia acontecido. Brandon Lee foi levado às pressas para o New Hanover Regional Medical Center, em Wilmington, Carolina do Norte, em uma cirurgia de emergência, mas morreu em decorrência de hemorragia interna, ainda na mesa de operações, após 10 horas de tentativas frustradas para salvá-lo. Ele tinha apenas 28 anos. O vídeo com a filmagem do acidente foi utilizado para contribuição nas investigações policiais, e, depois, permanentemente destruído como parte de acordo judicial. Com apoio de Eliza Hutton e Linda Emery – respectivamente, noiva e mãe de Brandon Lee – Alex Proyas decidiu concluir as filmagens de “O Corvo”, haja vista a maior parte do filme já ter sido gravada e faltarem apenas oito dias de filmagens para finalização das gravações.

Desta forma, o amigo de Brandon e também ator Chad Stahelski foi escalado como dublê e as cenas restantes puderam ser completadas, com a utilização de efeitos especiais para a reposição do rosto de Lee em Stahelski. Outro dublê, Jeff Cadiente, também foi usado para completar a atuação de Lee para o filme. A trágica cena também precisou ser reescrita: na nova versão do flashback de Draven (totalmente substituído pelo dublê), ele recebe uma facada ao invés do tiro original, o que evitaria qualquer ligação que pudesse fazer menção ao acidente.

“O Corvo” foi lançado em maio de 1994 e tornou-se sucesso de bilheteria. A interpretação de Eric Draven por Lee foi recebida com grande aclamação de crítica e seu desempenho considerado o mais icônico. Nos créditos finais, os produtores incluíram uma homenagem a ele e sua noiva. Curiosamente, durante a década de 1980, Stan Lee [1922-2018] chegou a cogitar Brandon para o papel de Shang-Chi – o Mestre do Kung-Fu – em um possível filme do herói, cujas feições foram fortemente inspiradas por seu pai em sua criação. Além de ser uma bela homenagem a seu pai, seria mais uma chance de o público ver o ator brilhar. Infelizmente, o destino não quis assim.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Brandon_Lee

Brandon Lee



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 24/09/2007 05:36:00